Geral

ESTUDANTES NA FINAL

RN tem mais um aluno finalista e professor premiado na Olimpíada da Língua Portuguesa

Estado já conta com seis alunos finalistas

Por Redação

8 de novembro de 2019 | 14:03

Poeta Mirim Davi Lima e seu professor João Soares. Foto: Blog Bom Jesus RN

A Olimpíada da Língua Portuguesa anunciou nesta quarta (6) os finalistas da categoria Poema, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. São 20 estudantes e seus professores, de todas as regiões do País. Do Rio Grande do Norte foi selecionado Davi Henrique Teófilo de Azevedo Lima, da Escola Estadual Natalia Fonseca, do município de Bom Jesus. Aluno e professor do RN seguem para a final, que acontecerá no dia 9 de dezembro, em São Paulo.

O estado já tem também representantes finalistas nas categorias Memórias Literárias e Crônica, totalizando seis participantes na etapa final. Entre os professores premiados, o docente potiguar Milton César Apolinário, da Escola Estadual Coronel Antonio do Lago, de Touros (RN), foi um dos vencedores do Relato de Prática, que descreve as melhores práticas de ensino de leitura e escrita em sala de aula. Milton concorreu com o relato “Leitura e escrita: alunos como protagonistas”, a cerimônia foi realizada nesta quarta (6), em São Paulo.

Milton César Apolinário, de Touros, foi um dos vencedores do Relato de Prática. Foto: Itaú Social/Camilla Kinker

O próximo Encontro de Semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa será entre 11 e 13 de novembro, com os alunos e professores que trabalharam o gênero Documentário. Desembarcarão em São Paulo 189 alunos e 63 professores de 1º e 2º anos do Ensino Médio, que participarão das atividades culturais e de formação. Ainda em novembro, será realizado o último Encontro de Semifinalistas, de Artigo de Opinião, com estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Além dos finalistas em Poema, já foram divulgados os selecionados nas categorias Memórias Literárias (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) e Crônica (8º e 9º anos).

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelo Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC) com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do Programa Escrevendo o Futuro, os professores realizam oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O tema do concurso é “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.

 

 

 

 

Davi Henrique Teófilo de Azevedo Lima – Bom Jesus (RN)

Poema
Texto: Nos dez de galope lá no meu lugar
Aluno: Davi Henrique Teófilo de Azevedo Lima
Professor: João Soares Lopes
EE Natalia Fonseca  – Bom Jesus/RN

Professor selecionado no RN:

Professor: Milton César Apolinário
Relato: “Leitura e escrita: alunos como protagonistas”
Escola Estadual Coronel Antonio do Lago – Touros/RN

RECOMENDAMOS

LUTO

Morre em Miami o rabino Henry Sobel

EDUCAÇÃO

RN tem 11 finalistas na Olimpíada de Língua Portuguesa

PARA CURTIR O FDS

Praias do RN estão próprias para banho

FEIRINHA DE DOMINGO

Mercado Bem-Te-Vi inicia festejos do Natal em Natal

CASAMENTO DE ABEL E BRITNEY

Globo exibe beijo trans em 'A Dona do Pedaço'

SAÚDE EM JOGO

No Brasil, 84% dos jovens não praticam atividade física

SEGURANÇA

Crea fará fiscalização na estrutura do Carnatal

MODALIDADE TEÓRICA

Sesi é destaque nacional em Olimpíada de Robótica 2019

comentários