Cotidiano

Cálculo

Saiba se o seu vale-refeição está com o valor adequado

Uma maneira justa de estipular um valor é que seja considerado os dados da Pesquisa do Preço Médio da Alimentação e da Refeição

Por Redação

11 de julho de 2019 | 17:13

O vale refeição é um benefício oferecido para que os colaboradores comprem refeições prontas em padarias, mercearias, restaurantes, fast-foods por meio de um cartão onde a empresa contratante deposita a quantia desejada. Saiba se o seu vale-refeição está com o valor adequado.

Como devo oferecer o vale-refeição

De acordo com o artigo 458 da Consolidação das Leis Trabalhistas não é obrigação da empresa proporcioná-lo para os funcionários (o mesmo que ocorre no caso do vale combustível e vale presente).
O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) define o cartão refeição como uma bonificação concedida ao funcionário, e que por essa razão não há aplicação de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e contribuição previdenciária, ou seja, não pode ser considerado como rendimento tributável do funcionário.
Antes de qualquer coisa é preciso ter em mente de que não há uma regra referente ao valor mínimo que será oferecido no benefício vale refeição, pois isso depende da gestão inteligente de benefícios de cada empresa.
Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho a quantia máxima a ser oferecida corresponde a 20% do valor do benefício do empregado conforme o estabelecido com o Decreto nº5, de Janeiro de 1991.
Uma maneira de estipular um valor de forma justa tanto para a empresa contratante do serviço, e para o funcionário é que seja considerado os dados da Pesquisa do Preço Médio da Alimentação e da Refeição.
As informações divulgadas pela Associação Brasileira das Empresas de Benefícios para o Trabalhador apresenta quais são os valores da refeição em cada região do Brasil.
Dessa maneira a empresa conseguirá estipular um valor correto a ser fornecido no cartão de refeição, sem que o funcionário tenha de complementá-lo com a sua renda.
A única forma de haver a necessidade de uma quantia excedente é se o colaborador gastar além da média diária, fazendo com que o dinheiro acaba antes do suficiente para o mês inteiro.

Por que disponibilizar o vale-refeição?

Os benefícios são um excelente artifício para fazer com que a empresa pareça mais atrativa para os candidatos a vagas, bem como para as pessoas que já fazem parte do corpo de funcionários.
Oferecer o vale refeição é uma maneira de demonstrar cuidado para com os seus funcionários, de forma que eles sintam que têm suas necessidades atendidas.
Além disso, por se tratar de um benefício que está diretamente ligado com a saúde e o bem estar a produtividade dos colabores será afetada positivamente Fazendo com que se sintam motivados e satisfeitos em desempenhar as funções que lhe foram delegadas.

RECOMENDAMOS

PREVIDÊNCIA

Fiern defende agilidade na aprovação da reforma

PROGRAMAÇÃO

Memorial relembra 30 anos da Constituição do RN

ADEUS RUIVO!

Marina Ruy Barbosa é mais nova loira do pedaço

DIFICULDADE

CNI: aumenta preocupação com falta de demanda

PARCERIA

Convênio levará serviços do INSS para o RN

PREVENÇÃO

Defesa Civil vai tratar emergências e desastres no RN

RETA FINAL DA SÉRIE C

ABC mantém promoção e jogo terá ingressos a R$ 5

CONTINGENCIAMENTO

Governo bloqueia mais R$ 1,44 bilhão do Orçamento

comentários