Brasil e Mundo

TEXTO APROVADO

Sancionada lei que define produção e venda de queijo artesanal

Segundo norma, queijo artesanal é elaborado por métodos tradicionais, com vinculação e valorização territorial, regional ou cultural

Por Luci Ribeiro

19 de julho de 2019 | 10:11

Foto: Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que dispõe sobre a elaboração e a comercialização de queijos artesanais no País. O texto está no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 19, e foi publicado com vários vetos.

Segundo a norma, queijo artesanal é aquele elaborado por métodos tradicionais, com vinculação e valorização territorial, regional ou cultural, conforme protocolo de elaboração específico estabelecido para cada tipo e variedade, e com emprego de boas práticas agropecuárias e de fabricação.

O texto estabelece que “o queijeiro artesanal é responsável pela identidade, pela qualidade e pela segurança sanitária do queijo por ele produzido e deve cumprir os requisitos sanitários estabelecidos pelo poder público”.

Além disso, a lei determina que a elaboração de queijos artesanais a partir de leite cru fica restrita a queijaria situada em estabelecimento rural certificado como livre de tuberculose e brucelose, de acordo com as normas do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), ou controlado para brucelose e tuberculose por órgão estadual de defesa sanitária animal, no prazo de até 3 anos a partir da publicação desta dei, sem prejuízo das demais obrigações previstas em legislação específica.

RECOMENDAMOS

CONFESSOU

Assassino de Renata planejou crime em poucas horas

COMPETIÇÃO

Etapa regional do Torneio Sesi de Robótica será sexta

VÍTIMA FATAL

Confirmada morte em tiroteio próximo ao Natal Shopping

CANDIDATO

Bolsonaro diz que em 2022 estará na campanha eleitoral

PATRIMÔNIO PÚBLICO

[VÍDEO] Estação de transferência é alvo de vandalismo

DINHEIRO AINDA NÃO FOI PAGO

Fecomércio mostra preocupação com 13° dos servidores

PODER DA JUVNTUDE

Greta Thunberg é eleita a Personalidade do Ano

PÂNICO

Tiroteio na lateral do Natal Shopping deixa feridos

comentários