Cultura

ECONOMIA CRIATIVA

Sebrae destina meio milhão de reais em edital para projetos culturais

Inscrições estão abertas e seguem até o dia 3 de maio

Por Redação

4 de abril de 2019 | 13:07

Foto: Moraes Neto

Já estão abertas as inscrições para projetos culturais no Edital de Economia Criativa 2019 do Sebrae no Rio Grande do Norte. Serão destinados R$ 500 mil para apoiar iniciativas nas áreas de música, audiovisual, artes visuais, editoração e artesanato e artes cênicas, esta última engloba também os projetos na área de dança. O lançamento do edital ocorreu nesta terça-feira (2), na sede da instituição, e as regras gerais para a seletiva estão no portal www.rn.sebrae.com.br/. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 3 de maio. O resultado está programado para ser divulgado no início de junho.

O edital está dividido em duas modalidades, uma delas é a de acesso a mercado, que visa justamente contribuir para a realização de feiras e eventos. Serão apoiados até dez projetos com um valor de R$ 20 mil para cada, o que soma um montante de R$ 200 mil, especialmente voltados para essa finalidade.

Já, para a modalidade apoio, estão reservados recursos da ordem de R$ 300 mil, que devem servir para o desenvolvimento ou aprimoramento de produtos e serviços culturais. Serão selecionados 31 projetos nessa modalidade.  Devido à demanda de edições anteriores, a categoria ‘Música’ terá o maior número de projetos a serem aprovados  – 12 – e receberá um aporte financeiro no valor total de R$ 120 mil, sendo R$ 10 mil por projeto.  De acordo com a gestora do edital, Ana Ubarana, caso não seja completada a cota de projetos de música, o valor restante será redistribuído entre as demais categorias, de forma a aplicar  todo o recurso nos projetos inscritos.

Já R$ 50 mil serão destinados aos cinco projetos de ‘Audiovisual ‘e R$ 45 mil para três projetos de ‘Artes Cênicas’. O Sebrae espera aprovar cinco projetos na área de ‘Artesanato’, cada um com R$ 5 mil. As categorias ‘Editoração’ e ‘Artes Visuais’ poderão ter até três iniciativas selecionadas cada uma, sendo destinados no total R$ 60 mil, que serão divididos entre os seis projetos aprovados. Como neste ano a temática é livre, os projetos poderão abranger qualquer tema, diferente das edições passadas, que tiveram tema prioritário.

Para capacitar os produtores culturais que desejam atender melhor os critérios de seleção do edital, o Sebrae realizará oficinas que vão repassar e detalhar as exigências do edital. Estão programadas capacitações em Natal, Mossoró, Caicó e Currais Novos.  Uma das principais características do edital é que os recursos são destinados ao pagamento dos fornecedores de cada projeto, e não diretamente ao autor do projeto. Isso facilita a prestação de contas ao final, uma vez que todos os pagamentos ocorrem ao longo da execução do projeto.

O lançamento do edital contou com a participação do presidente do Sebrae Nacional, João Henrique de Almeida Souza, da governadora Fátima Bezerra, do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, integrantes da diretoria executiva da instituição, entre eles José Ferreira de Melo Neto (superintendente) e Marcelo Toscano (diretor de operações), além de representantes do Sebrae de outros estados, parlamentares, artistas e produtores culturais.

“A decisão que tomamos lá, atrás, de criarmos esse edital, foi acertada. Já investimos mais de R$ 1,5 milhão nessa área, pois entendemos que os projetos na área cultural também são negócios. O lançamento deste edital é uma prova de reconhecimento da importância do segmento e uma forma de democratizar o acesso aos investimentos na cadeia da economia criativa”, disse o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, que falou em nome da diretoria executiva.

O Edital de Economia Criativa do Sebrae tem como principal objetivo o estímulo ao empreendedorismo cultural para a promoção de negócios da economia criativa. Com o valor desta edição, a instituição soma um montante de R$ 1,6 milhão destinados ao fomento de novos produtos, serviços e bens culturais, aquecendo a cadeia produtiva da economia criativa e o patrimônio imaterial do Rio Grande do Norte.

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