Economia

NEGÓCIOS

Sebrae e Caixa fortalecem parceria de apoio a pequenos negócios do RN

Crédito orientado é essencial para mitigar riscos

Por Redação

15 de novembro de 2019 | 09:02

Foto: Divulgação

A concessão de crédito orientado com base em análises da situação das empresas é essencial para mitigar os riscos decorrentes de uma aplicação equivocada de recursos em uma determinada área do negócio, independentemente do seu porte. Uma parceria estabelecida ao longo de décadas entre o Sebrae e Caixa Econômica garante o apoio ao segmento das micro e pequenas empresas no Rio Grande do Norte, que conta com 45 agências bancárias em todo o estado, das quais 25 estão localizadas na Região Metropolitana de Natal.

Em visita à sede do Sebrae, em Natal, o novo superintendente regional da Caixa Econômica no Rio Grande do Norte, Fares Haum Junior, reiterou o propósito de continuar o trabalho em parceria, dando apoio aos empresários e empreendedores potiguares. “Estou muito satisfeito com o estreitamento e a continuidade desta relação entre as duas instituições. A Caixa e o Sebrae têm o mesmo propósito de fomentar os micro e pequenos negócios e fortalecer o mercado”, afirma Fares, que estava acompanhado do superintendente executivo do PA Empresarial, em Natal, Francisco Braga Barbosa, e do gerente de Clientes e Negócios/Superintendência Regional RN, Glenn de Brito Cunha, este último conselheiro fiscal do Sebrae-RN.

O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, enfatizou a importância do estreitamento da relação entre as superintendências e as equipes técnicas das duas instituições. “É um parceiro estratégico nas ações de apoio aos empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas. A Caixa é uma instituição muito importante para o Sebrae. Tanto que tem assento nos conselhos Deliberativo e Fiscal, dando uma contribuição inestimável para o nosso trabalho”, reconhece Melo. Tmbém participou da reunião, o gerente da Unidade de Gestão Financeira, José Ronil.

Proveniente da capital baiana, aonde atuava na diretoria para o Nordeste, Fares Haum revela que tem muitas e boas expectativas em relação aos novos desafios no Rio Grande do Norte, não somente no setor empresarial, mas na área da habitação e de concessão de recursos para a clientela, seja pessoa física ou jurídica.

Redução de juros

“Está disponível todo um portfólio de serviços para atender ao empresário, como: folha de pagamento, cobrança e credenciamento para aquisição da maquineta. Há uma série de benefícios que a Caixa oferece com as melhores taxas e as menores tarifas”, destaca Fares, lembrando que o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou nesta semana a redução de juros para pessoas físicas de 9,99% para 4,99% a partir de 1º dezembro e disponibiliza taxas de juros a partir de 0,90% para empresas.

Fares Haum destaca o trabalho do Sebrae na área de capacitação dos empresários e empreendedores, no sentido garantir melhor gestão das empresas e maior segurança no acesso aos serviços financeiros. Ele explica que a Caixa tem uma parceria com o Sebrae ao longo do tempo para fortalecer o segmento das micro e pequenas empresas, mitigando os riscos de fechamento dos negócios devido aos problemas de gestão. “Os nossos gerentes também são especialistas. Não somente na área do crédito, mas também são capazes de entender a vida da empresa e o momento que o empresário está vivendo, para identificar se a necessidade é de um investimento, um crédito rotativo, antecipação ou mesmo um capital de giro”, afirma Fares.

A concessão do crédito orientado é, segundo Fares, essencial para que o empresário possa optar por recursos da operação mais adequada às suas necessidades. O superintendente da Caixa lembrou que o capital de giro é um produto muito importante para o cliente do agente financeiro, especialmente neste período de final de ano, quando está sendo pago o 13º salário dos funcionários e os empresários necessitam de um volume maior de recursos.

RECOMENDAMOS

ESTUDO

Funcionalismo custa R$ 750 bi com 11,4 mi de servidores

AGENDA CULTURAL

Fim de semana tem espetáculo de Natal e muito samba

ALÉM DO LIMITE

Prefeitura toma material de quiosques de Ponta Negra

OPERAÇÃO HESPÉRIDES

Com ação no RN, PF investiga grupo por negociar ouro

ASSISTA!

Netflix divulga trailer da segunda temporada de You

BATEU A SAUDADE?

Thiaguinho chora ao cantar música que fez pra Fernanda

DIREITO GARANTIDO

Portadores de AIDS podem ter isenção de impostos

ABSURDO

Natal: Policial é atropelado durante blitz da Lei Seca

comentários