Geral

PROJETO INCLUDE

Sebrae e Instituto Campus Party firmam parceria no projeto Include

A proposta é identificar talentos dentro de localidades menos favorecidas

Por Redação

16 de abril de 2018 | 09:36

O Sebrae no Rio Grande do Norte é um dos primeiros entre os estados brasileiros a apostar na tecnologia como forma de inclusão social, através do projeto Include. A instituição assinou, neste sábado (14), uma carta de intenções com o Instituto Campus Party para investir na implantação de um laboratório de robótica no interior do estado. A solenidade de assinatura do termo ocorreu no palco principal da Campus Party Natal e contou com a presença do presidente do Instituto CP, Francesco Farruggia, e dos diretores de operações, Eduardo Viana, e técnico, João Hélio Cavalcanti, do Sebrae-RN.

O Projeto Include consiste na criação e montagem de laboratórios de robótica para aproximar jovens em idade entre 10 e 18 anos moradores de comunidades carentes da tecnologia. A proposta é identificar talentos dentro de localidades menos favorecidas e criar condições para que os jovens possam estudar em escolas especiais, encaminhá-los ao mercado de trabalho para que saiam com emprego após a participação no programa.

O projeto vai além, e tem a intenção de preparar os participantes e incentivá-los levar soluções para os problemas vividos na própria comunidade usando a tecnologia. Na grade de ensino, estão temos como computação, programação, games,  segurança de rede, impressora 3D, realidade aumentada e virtual.

De acordo com Eduardo Viana, a parceria do Sebrae-RN com o Instituto CP para o Projeto Include está dentro das estratégias do projeto Sebraelab de difundir tecnologia e inovação de forma multifuncional e colaborativa para jovens e empreendedores que buscam inovar para aumentar a competitividade, assim como o Projeto de Negócios de Impacto Social.

“A decisão de apoiar um dos laboratórios do Projeto Include é compatível com a proposta do Sebraelab, que é de inclusão tecnológica, e do projeto de Negócios de Impacto Social, de atingir comunidades com soluções que minimizem seus problemas”, explica o diretor, referindo-se à parceria com o Instituto Campus Party. Segundo ele, a cidade onde será instalado o laboratório ainda não foi definida, no entanto, será uma que esteja dentro dessa realidade proposta.

O Sebrae-RN participa da Campus Party Natal, que está sendo realizada no Centro de Convenções, com o espaço Sebraelab Experience. Atualmente, a Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, a Campus Party conta hoje com mais de 475 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador, Itália e Cingapura. O evento está presente no Brasil há onze anos.

RECOMENDAMOS

ATRITO

Presidente precisa parar de falar que é contra reforma

ENTREVISTA

'O governo é um deserto de ideias', afirma Maia

PREVIDÊNCIA

Parlamento "fará sua parte" pela reforma, diz Marinho

EDUCAÇÃO

Governo convoca mais 380 professores para rede Estadual

ANFETAMINAS

PRF apreende carreta com excesso de peso

DECISÃO

AL promulga lei que garante 13º e férias para deputados

TRAGÉDIA

Chega a 417 número de mortes em Moçambique após ciclone

SEGUE DETIDO

Marcelo Bretas decide manter prisão de Michel Temer

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL