Geral

ABRIL VERDE

SESI participa de campanha de promoção da segurança e saúde no trabalho

Instituição intensificará esforços para apoiar empresas na construção de ambientes mais seguros e saudáveis

Por Redação

2 de abril de 2019 | 13:12

O Serviço Social da Indústria (SESI) está participando da campanha Abril Verde, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde e segurança do trabalho. Durante todo este mês, a instituição intensificará os esforços para apoiar empresas na construção de ambientes mais seguros e saudáveis e apresentar os benefícios da plataforma SESI Viva+, que contribuirá na consolidação de informações e dados de saúde e segurança para o eSocial. A partir de julho, as empresas terão a obrigação de enviar todas as informações e documentos relativos à saúde e segurança no trabalho ao sistema eletrônico do governo.

O SESI Viva+ reúne, em ambiente único, um conjunto de ferramentas para elaboração de programas especializados em segurança e saúde no trabalho, campanhas, conteúdos técnicos e canais de relacionamento. Tudo para gestores implementarem ações de melhoria da gestão de saúde e segurança e de estímulo à construção de um ambiente seguro e saudável.

Para auxiliar as empresas a garantir qualidade técnica das informações enviadas ao eSocial, o SESI Viva+ conta com um sistema eletrônico que trava o envio de informações incoerentes e alerta os gestores sobre o que precisa ser corrigido. Além disso, a plataforma permite que empresas tenham informações organizadas em um único ambiente para facilitar a tomada de decisão.

Para o gerente-executivo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente na MRV Engenharia, José Luiz Esteves, o SESI Viva+ é uma plataforma adequada e com um bom custo-benefício para implantar o processo de gestão na área.

“Avaliando as aderências do SESI Viva+ no processo de gestão da MRV, hoje estamos bem adiantados na implantação do eSocial quanto no sistema de gestão da saúde ocupacional”, afirma.

Tema estratégico

De acordo com o gerente-executivo de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Emmanuel Lacerda, a gestão de saúde e segurança no trabalho é tratada como prioridade em 71,6% das empresas e, para a maioria delas, a atenção ultrapassa os aspectos legais. “Questões de saúde e segurança no trabalho são vistas como estratégicas para elevar a produtividade, engajamento dos trabalhadores e a competitividade”, destaca.

Para Esteves, priorizar questões de saúde e segurança na empresa, além de trazer maior qualidade de vida aos trabalhadores, aumenta a produtividade. “A empresa passa a ter um propósito quando decide implantar uma política de saúde e segurança do trabalho na qual define as normas, documentos e sistema de gestão da área. Promover e incentivar os trabalhadores a participar de programas como ‘Vida Saudável’ e ‘Faça Exercícios’ faz com que os eles pensem mais em qualidade de vida e tenham um ritmo de trabalho adequado”, explica.

Ele acredita que ser transparente com os trabalhadores, dialogar semanalmente sobre as condições de riscos nos ambientes de trabalho e informar as medidas implementadas são alguns métodos de engajamento necessários para todos adotarem o novo estilo de vida sugerido. “Outra ação é fomentar, em sintonia com a medicina do trabalho, campanhas de cunho preventivo de doenças crônicas que podem aparecer ao longo dos anos”, destaca Esteves.

História

Idealizado em 2014, o Abril Verde mobiliza a sociedade durante todo o mês para incentivar práticas mais seguras no local de trabalho. O mês de abril foi escolhido devido a datas especiais para a saúde e segurança, como o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 7 de abril, e o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, em 28 de abril. A cor verde foi escolhida por ser associada a diversos cursos da área de saúde.

RECOMENDAMOS

PREOCUPAÇÃO

Chuva deixa outra ponte no interior sob risco de cair

ACIDENTE ANIMAL

Motoboy atropela jumento e os dois ficam feridos

TRAGÉDIA

Incêndio na Notre-Dame completa uma semana

NOVA GESTÃO

Humorista vence eleição presidencial na Ucrânia

TERROR

Número de mortos em ataques no Sri Lanka sobe para 290

FIM DE FESTA

PM acaba com festa de facção na zona Oeste de Natal

PREVISÃO DO TEMPO

RN deve ter mais chuva nos próximos dias

ALERTA

Litoral do RN tem dois pontos impróprios para banho

comentários