Geral

ECOPONTO VIRTUAL

Sindrecicla lança aplicativo “RecicleJá” na Casa da Indústria

“O objetivo é estimular a sociedade desde a mobilização até a criação do ecoponto virtual, por meio do aplicativo", disse o empresário Roberto Serquiz

Por Redação

16 de abril de 2019 | 18:10

Foto: Reprodução

Com o apoio do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias – PROCOMPI, o Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do RN – Sindrecicla lançou nesta terça-feira (16), no Espaço Cultural Cândinha Bezerra, o aplicativo RecicleJá. Desenvolvido pela startup potiguar Themata, o aplicativo busca unir geradores de resíduos recicláveis e empresas de reciclagem da Grande Natal.

O diretor do Sindrecicla, Roberto Serquiz, enfatizou os aspectos positivos para as empresas que vão usar o aplicativo, assim como para a sociedade potiguar. “O objetivo é estimular a sociedade – escolas, condomínios, bairros – desde a mobilização até a criação do ecoponto virtual, por meio do aplicativo. O resultado é minimizar os impactos do lixo que é destinado para o aterro”, destacou o empresário ao afirmar que a ferramenta também é uma forma de fortalecer a indústria e o conceito de sustentabilidade. “É o social, ambiental e o econômico interagindo”, comentou.

O RecicleJá é o reflexo de um novo momento existente no setor. Foram dois anos e meio de qualificação, orientação e consultorias. Roberto Serquiz relembrou como foi o começo das empresas de reciclagem e o que muda com a chegada do aplicativo a partir de hoje. “Nós demos visibilidade a este setor, trouxemos projetos estruturantes, principalmente com apoio da FIERN, SESI, SENAI E IEL, que nos dá todas as condições de fortalecer a base dessa indústria. Se existia uma ociosidade, com algumas entidades querendo até fechar, atualmente, temos resíduos. O lixo que não é lixo, é rico”, concluiu Roberto.

O representante da startup Themata, Vitor Spínelli, apresentou todas as funcionalidades do app, desde como fazer o cadastro, quais os resíduos e a forma da coleta. O RecileJá já está disponível para download pelo Google Play (Android) e App Store (IOS).

O diretor do SEBRAE, Zeca Melo, também esteve presente na cerimônia e falou sobre a importância da destinação correta dos resíduos recicláveis para os cidadãos, instituições e o poder público. “Temos esse desafio com o Sindrecicla. A situação da reciclagem no estado é baixíssima, por isso a importância desse programa e a criação de uma cultura em torno disso”, relata Zeca.

O PROCOMPI é um programa realizado pelo Sistema FIERN, através do IEL/RN, em parceria com CNI, SEBRAE, e Sindrecicla. No RN há outras áreas beneficiadas, entre elas a cerâmica, panificação e água mineral. Também prestigiaram o evento os diretores da FIERN Heyder Dantas e José da Nóbrega; a superintendente do IEL/RN, Maria Angélica Teixeira; o representante da Startup Themata, Vitor Spínelli.

RECOMENDAMOS

Chuvas no RN

Operação conjunta socorre população

LOTERIA

Mega-Sena acumula; próximo sorteio será de R$90 milhões

TORÓ

Ponte desaba, carro é arrastado e cidade fica 'isolada'

OBRA DE R$4,1 MILHÕES

Sabe como está reforma do Forte dos Reis Magos? Parada

ROLÉ DIFERENCIADO

Bolsonaro 'escapa' de hotel para dar voltinha de moto

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Veja essas dicas e coma chocolate sem culpa na Páscoa

OPERAÇÃO PELA VIDA

PMs impedem suicídio na Ponte

AUTOMÓVEL

Carros brasileiros ficam mais seguros e mais caros

comentários