Economia

DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Sistema Fiern discute setor pesqueiro em audiência pública

Audiência reuniu representantes dos empresários, produtores, trabalhadores, colônias de pescadores, sindicatos, ONGs, além dos governos federal e estadual.

Por Redação

20 de maio de 2019 | 10:18

Foto: Reprodução

O Sistema FIERN participou na última sexta-feira (17) da audiência pública, na Assembleia Legislativa, sobre os desafios e perspectivas do setor pesqueiro. A audiência reuniu representantes dos empresários, produtores, trabalhadores, colônias de pescadores, sindicatos, ONGs, além dos governos federal e estadual.

O diretor da FIERN, Jorge Bastos, e o presidente do Sindicato da Indústria de Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (SINDIPESCA), Gabriel Calzavara de Araújo, representam a indústria na audiência, proposta pelo deputado Souza Neto (PHS) e também contou com a presença do senador Jean-Paul Prates (PT), além dos deputados Rafael Motta (PSB) e Benes Leocádio (PRB).

“Nosso objetivo é que as ideias que foram debatidas aqui não fiquem só nos discursos. Precisamos ter um olhar atento para uma política nacional vinculada à estadual. Precisamos garantir que todos que já possuem licença não sejam penalizados em relação à nova sistemática”, disse Souza.

O secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, anunciou que o governo federal vai mudar o sistema de registro de pescadores, que, segundo ele, permitia fraudes e passará a recadastrar o pescador, para que ele receba com segurança a carteirinha.

O secretário da Agricultura da Pecuária e da Pesca do RN, Guilherme Saldanha, afirmou que o Estado está reagindo as dificuldades e elencou as potencialidades do setor. “Temos 410 quilômetros de costa, cerca de 81 colônias de pescadores estabelecidas aqui gerando emprego e renda. Temos pesca artesanal nos açudes, mas infelizmente a seca prejudicou a atividade”, disse.

O presidente do SINDIPESCA destacou que é importante ter atenção também para a pesca oceânica, uma vez que o estado tem empresas que atuam neste área e potencial de crescimento.

RECOMENDAMOS

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

Voluntários vão às ruas de Natal recolher 16 t de lixo

PARCEIROS

Bolsonaro participará de jantar com Trump nos EUA

ALERTA

Arboviroses: Sesap reforça orientação aos municípios

MAIS ORGANIZAÇÃO

Evento leva dicas de organização para shopping em Natal

ATUALIZAÇÃO

Governo atualiza cadastro e preocupa produtores rurais

MAIS VOOS

Azul Viagens anuncia um aumento de voos para Natal

DESESPERO

Yudi fica na mão de bandidos em assalto

SANÇÃO PRESIDENCIAL

Bolsonaro sanciona com vetos MP da Liberdade Econômica

comentários