Economia

DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Sistema Fiern discute setor pesqueiro em audiência pública

Audiência reuniu representantes dos empresários, produtores, trabalhadores, colônias de pescadores, sindicatos, ONGs, além dos governos federal e estadual.

Por Redação

20 de maio de 2019 | 10:18

Foto: Reprodução

O Sistema FIERN participou na última sexta-feira (17) da audiência pública, na Assembleia Legislativa, sobre os desafios e perspectivas do setor pesqueiro. A audiência reuniu representantes dos empresários, produtores, trabalhadores, colônias de pescadores, sindicatos, ONGs, além dos governos federal e estadual.

O diretor da FIERN, Jorge Bastos, e o presidente do Sindicato da Indústria de Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (SINDIPESCA), Gabriel Calzavara de Araújo, representam a indústria na audiência, proposta pelo deputado Souza Neto (PHS) e também contou com a presença do senador Jean-Paul Prates (PT), além dos deputados Rafael Motta (PSB) e Benes Leocádio (PRB).

“Nosso objetivo é que as ideias que foram debatidas aqui não fiquem só nos discursos. Precisamos ter um olhar atento para uma política nacional vinculada à estadual. Precisamos garantir que todos que já possuem licença não sejam penalizados em relação à nova sistemática”, disse Souza.

O secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, anunciou que o governo federal vai mudar o sistema de registro de pescadores, que, segundo ele, permitia fraudes e passará a recadastrar o pescador, para que ele receba com segurança a carteirinha.

O secretário da Agricultura da Pecuária e da Pesca do RN, Guilherme Saldanha, afirmou que o Estado está reagindo as dificuldades e elencou as potencialidades do setor. “Temos 410 quilômetros de costa, cerca de 81 colônias de pescadores estabelecidas aqui gerando emprego e renda. Temos pesca artesanal nos açudes, mas infelizmente a seca prejudicou a atividade”, disse.

O presidente do SINDIPESCA destacou que é importante ter atenção também para a pesca oceânica, uma vez que o estado tem empresas que atuam neste área e potencial de crescimento.

RECOMENDAMOS

TV NO AR

Veja propostas de Onivaldo Mendonça para o Quinto

SEMIABERTO

Ex-governador Fernando Freire deixa a prisão

CONDENADO

Pedreiro que matou menina Iasmin pega 31 anos de prisão

PROTEÇÃO

Preocupação com segurança de dados é a maior em 10 anos

EXPECTATIVA

Lei da Microempresa deve gerar empregos,diz Álvaro Dias

QUINTO CONSTITUCIONAL

OAB realiza sabatina com os 23 candidatos ao TRT21

EXPLICAÇÕES

Moro nega existência de acordo para assumir vaga no STF

OTIMISMO

Lei dará "condições especiais" às microempresas, diz CD

comentários