Geral

EDUCAÇÃO

Sistema FIERN participa de reunião sobre erradicação do analfabetismo no RN

Evento é uma ação do Programa RN Alfabetizado, do Governo do Estado

Por Redação

14 de março de 2019 | 10:41

O Sistema FIERN participou, nessa quarta-feira (13), da reunião interestadual sobre proposta de erradicação do analfabetismo pelo Governo do Estado, no auditório do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy-IFESP. O evento é uma ação do Programa RN Alfabetizado, do Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Educação e Cultura.

O Sistema FIERN foi representado pelo Superintendente de Relações Institucionais da FIERN, Helder Maranhão. Também participaram do evento a Superintendente do IEL, Maria Angélica Teixeira, a Gerente de Educação e Tecnologias do SENAI, Simone Oliveira, e a Gerente de Educação e Desenvolvimento Empresarial do IEL-RN, Patrícia Fonseca.

A governadora Fátima Bezerra explicou que o objetivo do programa é reduzir os índices de analfabetismo por meio de parcerias com órgãos públicos, sociedade civil organizada e o próprio cidadão individualmente. “Para isso, temos um termo de cooperação, chamado de Pacto pela Alfabetização dos Potiguares-PactoAlfa, e queremos juntos vencer esse desafio”, afirma a governadora.

Por meio do RN Alfabetizado, o Governo do Estado pretende garantir que, em quatro anos, sejam alfabetizadas 100% das crianças, de até sete anos de idade, e reduzir em 50%, nesses quatro anos, e em 100%, até 2025, a taxa de analfabetismo absoluto de pessoas a partir dos 15 anos no Estado, promovendo a inclusão delas na educação de jovens e adultos.

Com o programa, o governo espera melhorar a taxa de analfabetismo no Rio Grande do Norte, que, de acordo com o IBGE, é de 15,76%, além de aumentar o índice de leitura do Estado, que é de 63,34%, conforme dados da pesquisa do Instituto Certus e Instituto de Desenvolvimento da Educação – IDE.

Atualmente, existe um leque de projetos em andamento e, através do PactoAlfa, os órgãos públicos, privados e sociedade civil que aderirem ao novo programa poderão colaborar e, ou, apresentar uma iniciativa própria. Entre os projetos integrantes do PactoAlfa estão Alfabetização com Qualificação Social e Profissional, Alfabetização de jovens, adultos e idosos, Alfabetizo você, Alfabetização e Letramento, RN Mais Leitor.

Também participaram da solenidade, o Secretário de Educação e Cultura do RN, Getúlio Marques Ferreira; Deputado Estadual, Hermano Morais; Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; Reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz; Reitor do IFRN, Wyllys Abel Farkatt Tabosa; Presidente do Fórum Estadual de Educação, Syrleide Dias, e a Diretora Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, Márcia Maria de Assis.

RECOMENDAMOS

NÃO VAI TER FESTA

Após denúncia, PM impede festa de facção em Ponta Negra

SEGURANÇA VIÁRIA

PRF fiscaliza ônibus e detém 39 motoristas irregulares

NÃO PERCA O PRAZO

Participantes têm até hoje para pagar taxa de inscrição

OPORTUNIDADES

SINE-RN oferece vagas de emprego nesta quinta-feira

CONCORRÊNCIA

RN fica em desvantagem na briga para baratear voos

SERÁ?

Carlinhos Maia não teria beijado noivo durante o casamento em respeito aos convidados

PROPOSTA

CCJ aprova admissibilidade da reforma tributária

PRÉ-PROJETO

Natal define reforma do Teatro Sandoval Wanderley

comentários