Geral

EDUCAÇÃO

Sistema FIERN participa de reunião sobre erradicação do analfabetismo no RN

Evento é uma ação do Programa RN Alfabetizado, do Governo do Estado

Por Redação

14 de março de 2019 | 10:41

O Sistema FIERN participou, nessa quarta-feira (13), da reunião interestadual sobre proposta de erradicação do analfabetismo pelo Governo do Estado, no auditório do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy-IFESP. O evento é uma ação do Programa RN Alfabetizado, do Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Educação e Cultura.

O Sistema FIERN foi representado pelo Superintendente de Relações Institucionais da FIERN, Helder Maranhão. Também participaram do evento a Superintendente do IEL, Maria Angélica Teixeira, a Gerente de Educação e Tecnologias do SENAI, Simone Oliveira, e a Gerente de Educação e Desenvolvimento Empresarial do IEL-RN, Patrícia Fonseca.

A governadora Fátima Bezerra explicou que o objetivo do programa é reduzir os índices de analfabetismo por meio de parcerias com órgãos públicos, sociedade civil organizada e o próprio cidadão individualmente. “Para isso, temos um termo de cooperação, chamado de Pacto pela Alfabetização dos Potiguares-PactoAlfa, e queremos juntos vencer esse desafio”, afirma a governadora.

Por meio do RN Alfabetizado, o Governo do Estado pretende garantir que, em quatro anos, sejam alfabetizadas 100% das crianças, de até sete anos de idade, e reduzir em 50%, nesses quatro anos, e em 100%, até 2025, a taxa de analfabetismo absoluto de pessoas a partir dos 15 anos no Estado, promovendo a inclusão delas na educação de jovens e adultos.

Com o programa, o governo espera melhorar a taxa de analfabetismo no Rio Grande do Norte, que, de acordo com o IBGE, é de 15,76%, além de aumentar o índice de leitura do Estado, que é de 63,34%, conforme dados da pesquisa do Instituto Certus e Instituto de Desenvolvimento da Educação – IDE.

Atualmente, existe um leque de projetos em andamento e, através do PactoAlfa, os órgãos públicos, privados e sociedade civil que aderirem ao novo programa poderão colaborar e, ou, apresentar uma iniciativa própria. Entre os projetos integrantes do PactoAlfa estão Alfabetização com Qualificação Social e Profissional, Alfabetização de jovens, adultos e idosos, Alfabetizo você, Alfabetização e Letramento, RN Mais Leitor.

Também participaram da solenidade, o Secretário de Educação e Cultura do RN, Getúlio Marques Ferreira; Deputado Estadual, Hermano Morais; Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; Reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz; Reitor do IFRN, Wyllys Abel Farkatt Tabosa; Presidente do Fórum Estadual de Educação, Syrleide Dias, e a Diretora Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, Márcia Maria de Assis.

RECOMENDAMOS

FACILIDADE

Visto é dispensado para Canadá, EUA, Japão e Austrália

ECONOMIA

Atividade econômica cai 0,41% em janeiro, diz BC

NOITE TRANQUILA

A importância do sono para a perda de peso

DEPOIMENTO

Lula pediu para Dilma beneficiar empresas, diz Palocci

TERROR

Polícia prende suspeito de tiroteio em bonde na Holanda

FORÇA DA NATUREZA

Ciclone atinge a África e deixa mortos em Moçambique

SEM ÁGUA

Caern suspenderá abastecimento em 8 cidades nesta terça

REFORMA EM PAUTA

Sinpef-RN e União dos Policiais discutem Previdência

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL