Política

PLANOS

Terceira reforma de Bolsonaro será privatizações, diz Guedes

Ministro diz que privatizações renderão mais de R$ 1 trilhão

Por Fabrício de Castro e Lorenna Rodrigues / Estadão Conteúdo

9 de abril de 2019 | 16:30

Ministro da Economia, Paulo Guedes. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira, 9, durante evento em Brasília, que os “prefeitos são políticos e sabem que têm um desafio grande pela frente” “E temos que ajudar vocês”, completou, para uma plateia de prefeitos de todo o País. Guedes voltou a defender um novo pacto federativo para, segundo ele, “descarimbar” os recursos.

O ministro citou ainda uma séria de propostas em andamento no governo, para colocar em ordem as contas públicas. Ele lembrou da intenção de privatizar empresas estatais, o que deve gerar “mais de R$ 1 trilhão”. Segundo ele, a terceira reforma a ser feita pelo governo será a das privatizações.

Além disso, Guedes defendeu a simplificação das ações e a redução da burocracia. “O Ministério de Indústria e Comércio não deixava simplificar”, afirmou, lembrando que, em seu lugar, foi criada a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade.

“Já estamos segurando os concursos públicos. Vamos cortar dramaticamente o número de funcionários”, acrescentou Guedes. “Acabou o empreguismo, não tem mais isso.”

Guedes afirmou ainda que o governo planeja reduzir a tarifa média de importação em 1% no primeiro ano. Depois, haveria novas reduções, gradativas, até que 10% sejam reduzidos em um período de quatro anos. Este seria o processo, gradual, para abertura do mercado brasileiro.

Paulo Guedes participa da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, conhecida como Marcha dos Prefeitos. Pela manhã, estiveram presentes ao evento o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ).

RECOMENDAMOS

MANIFESTAÇÃO

Policiais e bombeiros realizarão protesto nesta terça

PREOCUPAÇÃO

Chuva deixa outra ponte no interior sob risco de cair

ACIDENTE ANIMAL

Motoboy atropela jumento e os dois ficam feridos

TRAGÉDIA

Incêndio na Notre-Dame completa uma semana

NOVA GESTÃO

Humorista vence eleição presidencial na Ucrânia

TERROR

Número de mortos em ataques no Sri Lanka sobe para 290

FIM DE FESTA

PM acaba com festa de facção na zona Oeste de Natal

PREVISÃO DO TEMPO

RN deve ter mais chuva nos próximos dias

comentários