Sem categoria 16/04/2014 12:46

Semana Santa estimula turismo religioso

Por admin

 

O Brasil tem inúmeros destinos religiosos que celebram o feriado católico da Semana Santa, algumas festividades têm início no Domingo de Ramos, com a comemoração da chegada de Jesus Cristo a Jerusalém, e só terminam com a ressurreição de Cristo, no domingo de Páscoa, os destinos turísticos incluem encenações, missas e procissões.

O Ministério do Turismo (MTur) apoia o turismo religioso com o objetivo de gerar renda para as populações locais e contribuir para o desenvolvimento regional.

Estima-se que pelo menos 15 milhões de brasileiros se movimentem por ano entre os mais diversos destinos religiosos no país, em 2012, cerca de 3,94 milhões de viagens domésticas tiveram motivação religiosa. “O turismo cria empregos e gera uma melhor distribuição de renda”, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

Em Aparecida (SP), a semana santa tem programação extensa, na quinta-feira haverá orações no Santuário Nacional o dia todo e a noite a missa da Ceia do Senhor, também chamada de celebração de lava-pés e na Sexta-Feira Santa, terá a tradicional caminhada ao Morro do Cruzeiro, conhecida como Via Sacra, que atrai milhares de fiéis.

O Santuário Nacional recebe romeiros e peregrinos, sendo o dia mais movimentado o Domingo de Ramos, durante o ano de 2012, o santuário foi visitado por 11 milhões de romeiros.

No Nordeste a programação também é intensa, em Nova Jerusalém, distrito de Fazenda Nova (PE), é realizada a encenação da Paixão de Cristo, o cenário do teatro a céu aberto reúne nove monumentais palcos e o elenco é composto por mais de 500 participantes.

Foto de Santa Rita de Cassia Santa Cruz blog
Imagem de Santa Rita na cidade de Santa Cruz/RN. Foto: Vlademir Alexandre

 

Cidade Santuário do RN.

O Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz/RN, possui a estátua que é a maior imagem católica do mundo, medindo 56 metros.

Além da imagem, o complexo “Alto de Santa Rita” conta com capela, auditório para 225 pessoas, restaurante, lanchonete, banheiros, estacionamento e salas para pequenos socorros.

O local tem recebido milhares de romeiros ao longo do ano e este fato tem contribuido para o processo de desenvolvimento socioeconomico do município.
A cidade de Santa Cruz/RN, esta localizada a 115 km de Natal, a qual se liga através da Br 226.

Fonte: Mtur

Paulo Roberto Lopes

Biografia Paulo Roberto Lopes, iniciou em 1977 na Universidade Católica de Petrópolis-UCP/RJ, suas atividades acadêmicas no setor do Turismo, passando pelos os estados do Paraná, Santa Catarina e Rondônia onde foi Diretor de Turismo do estado, aportou em Natal/RN para participar do Congresso Nacional da ABAV/1987, no Rio Grande do Norte, foi secretário de Turismo de Touros e de Maxaranguape, coordenou o Turismo nos municípios de Natal, Extremoz e Parnamirim, exerceu funções na Comissão de Turismo Integrado do Nordeste - CTI/NE, participou da criação do Natal Convention & Visitors Bureau é Diretor de Programas e Projetos do Instituto de Gestão e Formação em Turismo do Rio Grande do Norte/IGETUR.

Descrição Turismo no Ar é uma ferramenta de divulgação, serviços, promoção e compartilhamento que traz temas atuais,tendências,novidades e assuntos do Turismo local,regional e nacional, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Destino Turístico no Nordeste.

(84) 999 817 199

todos os blogs