Sem categoria 26/11/2014 11:15

Turismo abre consulta pública sobre qualificação profissional

Por admin

O Ministério do Turismo deu mais um passo no processo de construção coletiva de uma política de qualificação para o setor no país.

Foi aberta nesta terça-feira (24/11) uma consulta pública que coloca em debate um conjunto de diretrizes que servirão de base para a elaboração da Política Nacional de Qualificação em Turismo (PNQT). O documento fica à disposição do público até o dia 3 de dezembro.

Pronatec BLOG 26 11 14

As contribuições podem ser feitas por cidadãos comuns, entidades, empresas ou organizações interessadas no tema, pelo e-mail: consultaqualificacao@turismo.gov.br.

Elaborado por uma equipe da Universidade de Brasília contratada pelo Ministério do Turismo, aponta para a necessidade urgente de uma política de qualificação, definida pelo MTur, em parceria com os ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego.

Pronatec Turismo BLOG 26 11 14A proposta reforça, também, a relevância social do turismo no Brasil e coloca a falta de qualificação como um dos obstáculos ao desenvolvimento da atividade no país.

“Ter profissionais preparados para lidar com os novos desafios de mercado é uma forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável do país”, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages. Segundo ele, o turismo além de gerar renda e empregos para a comunidade, valoriza o patrimônio cultural do brasileiro.

Qualificação Profissional SENAcC BLOG 26 11 14

A ideia é que a PNQT contemple, além dos cursos de formação, a realização de estudos e pesquisas, seminários, laboratórios de inovação, observatórios, entre outros. As diretrizes da PNQT incluem a implementação de um Sistema de Qualificação em Turismo abrangendo três áreas: gestão, formação profissional e certificação.

HTL Escola Barreira Roxa BLOG 26 11 14Hotel Escola Barreira Roxa em Natal/RN.Foto:Divulgação.

Um dos objetivos do trabalho de construção da PNQT é repensar a qualificação do setor de turismo, incluindo novas tecnologias e ferramentas de gestão modernas dos serviços turísticos destinadas aos profissionais, empresários e gestores públicos.

A proposta é pensar na Política Nacional de Qualificação em Turismo de maneira integrada e alinhada à realidade do setor.

Mtur

Paulo Roberto Lopes

Biografia Paulo Roberto Lopes, iniciou em 1977 na Universidade Católica de Petrópolis-UCP/RJ, suas atividades acadêmicas no setor do Turismo, passando pelos os estados do Paraná, Santa Catarina e Rondônia onde foi Diretor de Turismo do estado, aportou em Natal/RN para participar do Congresso Nacional da ABAV/1987, no Rio Grande do Norte, foi secretário de Turismo de Touros e de Maxaranguape, coordenou o Turismo nos municípios de Natal, Extremoz e Parnamirim, exerceu funções na Comissão de Turismo Integrado do Nordeste - CTI/NE, participou da criação do Natal Convention & Visitors Bureau é Diretor de Programas e Projetos do Instituto de Gestão e Formação em Turismo do Rio Grande do Norte/IGETUR.

Descrição Turismo no Ar é uma ferramenta de divulgação, serviços, promoção e compartilhamento que traz temas atuais,tendências,novidades e assuntos do Turismo local,regional e nacional, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Destino Turístico no Nordeste.

(84) 999 817 199

todos os blogs