Institucional 22/10/2018 11:45

Programa de Regionalização do Turismo amplia integração com municípios

Por Paulo Lopes

Atendendo as demandas dos representantes das Instâncias de Governanças Regionais (IGRs) do Programa de Regionalização do Turismo, o PRT + Integrado promoveu na última quinta-feira (18) mais um encontro em Brasília. O objetivo é construir e pactuar parcerias para atuação conjunta e integrada entre as instâncias de governança, os interlocutores do MTur nos estados e a troca de experiências entre os representantes do setor.

As ações desenvolvidas pelo Ministério do Turismo para estruturar os destinos turísticos foram discutidas com os coordenadores de vários programas. Entre eles, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), o Prodetur+tuirsmo e o Fundo Geral de Turismo – FUNGETUR.

Reunião Instâncias de Governança Regionais do Programa de Regionalização – foto: Geraldo Gurgel

Na reunião os gestores regionais ressaltaram a importância da existência de um Conselho Municipal de Turismo ser adicionado como critério obrigatório para a manutenção ou inclusão do município no próximo Mapa do Turismo Brasileiro. O Mapa, que será atualizado em 2019, contempla atualmente 3.285 municípios inseridos em 328 regiões turísticas.

“O mapa é uma importante ferramenta de gestão que auxilia o ordenamento da atividade turística e o desenvolvimento das políticas públicas para o turismo nos municípios e regiões turísticas”, destacou Ana Carla Moura Fernandes, coordenadora do Programa de Regionalização do Turismo. O mapa é atualizado a cada dois anos em parceria com os órgãos oficiais de turismo dos estados.

O secretário nacional de Estruturação do Turismo, Totó Parente, também falou da importância dos encontros e troca de experiências entre as regiões turísticas. “Além de sanar os gargalos apresentados sobre os assuntos de grande importância para o desenvolvimento do Programa de Regionalização do Turismo, as demandas dos municípios aprimoram outros programas do Ministério do Turismo com foco na estruturação dos destinos e na boa qualidade dos serviços prestados ao turista”, disse.

O PRT + Integrado apresentou detalhes sobre apoio ao crédito através do Fungetur e do Prodetur + Turismo, atração de investimentos, cadastro e fiscalização de prestadores de serviços turísticos, promoção de eventos, infraestrutura turística e produtos turísticos. “Trabalhamos em várias frentes para que os municípios cresçam tendo o turismo como vetor de desenvolvimento”, ressaltou Rogério Coser, diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo.

MTur

Paulo Roberto Lopes

Biografia Paulo Roberto Lopes, iniciou em 1977 na Universidade Católica de Petrópolis-UCP/RJ, suas atividades acadêmicas no setor do Turismo, passando pelos os estados do Paraná, Santa Catarina e Rondônia onde foi Diretor de Turismo do estado, aportou em Natal/RN para participar do Congresso Nacional da ABAV/1987, no Rio Grande do Norte, foi secretário de Turismo de Touros e de Maxaranguape, coordenou o Turismo nos municípios de Natal, Extremoz e Parnamirim, exerceu funções na Comissão de Turismo Integrado do Nordeste - CTI/NE, participou da criação do Natal Convention & Visitors Bureau é Diretor de Programas e Projetos do Instituto de Gestão e Formação em Turismo do Rio Grande do Norte/IGETUR.

Descrição Turismo no Ar é uma ferramenta de divulgação, serviços, promoção e compartilhamento que traz temas atuais,tendências,novidades e assuntos do Turismo local,regional e nacional, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Destino Turístico no Nordeste.

(84) 999 817 199

todos os blogs