Turismo Cultural 15/05/2019 19:03

Museus têm uma semana de programação especial

Por Paulo Lopes

Além de atrativos turísticos, os museus são importantes centros produtores e receptores de práticas, costumes e pensamentos da cultura brasileira. Na semana marcada pelo Dia do Museu que será celebrado no próximo sábado (18), 1.114 espaços de todo o Brasil funcionarão com uma programação especial que reúne opções de lazer e conhecimento voltadas para todos os públicos. Serão 3.222 eventos até domingo (19).

Bob Santos,secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur. Foto. Divulgação.

“O Brasil é um celeiro de atrativos culturais – tanto que somos considerados o 8º país em atrativos culturais – e os museus se inserem nesse contexto do turismo. A Política Nacional de Gestão Turística dos Patrimônios Mundiais históricos e naturais publicada em abril como uma das metas dos 100 dias do governo federal, certamente conseguiremos incrementar a visitação nos destinos, a preservação e valorização da cultura”, comentou Bob Santos, o secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo.

Desde sua criação, o Ministério do Turismo apoia projetos estruturantes que incentivam o turismo cultural. Ao todo foram 653 projetos de Museus e centros culturais em todas as regiões do Brasil, com valor de repasse de R$ 313 milhões. Em Natal (RN), o Ministério do Turismo investiu R$ 8 milhões na restauração do Museu da Rampa, antiga base de hidroaviões do rio Potengi, que recebeu novas instalações para implantação do Museu da 2ª Guerra Mundial e Memorial da Aviação.

Museu do Amanhã, na Praça Mauá no Rio de Janeiro. Foto. Divulgação.

No Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã, na Praça Mauá, levará o visitante a refletir sobre o futuro, regionalismos e o significado de tradição. A Casa da Moeda do Brasil, na Praça da República, apresentará uma exposição de seu acervo histórico e outra sobre a Cédula Real. Já o Museu da República inaugura a exposição “Palácio, Presidência, Museu”, sobre a História do Palácio do Catete, desde sua fundação até tornar-se o atual Museu da República.

O Museu Casa da Hera, em Vassouras (RJ), que reabriu ao público, é uma chácara do século XIX, que retrata uma fazenda do destino histórico fluminense no auge do ciclo do café, no Vale do Paraíba. O turista poderá conhecer a exposição “O Vale e suas Tradições”. Na cidade de Petrópolis (RJ), o Museu Imperial inaugurou um novo pavilhão para recepção dos turistas. O museu, que foi o Palácio de Verão da família real brasileira, recebe cerca de 400 mil visitantes por ano.

Museu Câmara Cascudo em Natal/RN. Foto. Divulgação.

Em Natal (RN), o Museu Câmara Cascudo tem programação especial e gratuita. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte vai expor pesquisas de antropologia como “Ferramentas para ferir a pedra”, “Arqueologia fora da caixa” e uma instalação de realidade virtual “Vida dos Dinossauros”. O teatro de bonecos, que é patrimônio imaterial do Nordeste, é um dos aspectos da cultura popular com destaque no museu de antropologia da UFRN. Os visitantes poderão acompanhar o espetáculo “As bravatas de Baltazar nas terras de João Redondo”.

Em Recife (PE), são muitas opções de museus, entre eles, os fortes do Brum e das Cinco Pontas. O Paço do Frevo, preserva a história e os movimentos do ritmo pernambucano reconhecido pela Unesco como patrimônio imaterial da humanidade. No Museu da Abolição, no bairro da Madalena, mais de 30 artistas apresentam desenhos, gravuras, vídeos, instalações, fotografias, performances, entre outras expressões e linguagens. A Mostra Nacional Trovoa acontece, ainda, no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Marabá e Belém (PA), Vitória (ES) e Salvador (BA).

MTur

Paulo Roberto Lopes

Biografia Paulo Roberto Lopes, iniciou em 1977 na Universidade Católica de Petrópolis-UCP/RJ, suas atividades acadêmicas no setor do Turismo, passando pelos os estados do Paraná, Santa Catarina e Rondônia onde foi Diretor de Turismo do estado, aportou em Natal/RN para participar do Congresso Nacional da ABAV/1987, no Rio Grande do Norte, foi secretário de Turismo de Touros e de Maxaranguape, coordenou o Turismo nos municípios de Natal, Extremoz e Parnamirim, exerceu funções na Comissão de Turismo Integrado do Nordeste - CTI/NE, participou da criação do Natal Convention & Visitors Bureau é Diretor de Programas e Projetos do Instituto de Gestão e Formação em Turismo do Rio Grande do Norte/IGETUR.

Descrição Turismo no Ar é uma ferramenta de divulgação, serviços, promoção e compartilhamento que traz temas atuais,tendências,novidades e assuntos do Turismo local,regional e nacional, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Destino Turístico no Nordeste.

(84) 999 817 199

todos os blogs