Pesquisa 23/05/2019 21:10

Pesquisa traça perfil do folião e comerciante do Carnaval de Parnamirim

Por Paulo Lopes

Pesquisa realizada pelo Sistema Fecomércio aponta o Carnaval de Parnamirim como um grande potencial turístico e econômico, gerando emprego e renda para o município. A pesquisa, que traça o perfil dos “foliões e dos comerciantes (ambulantes) da folia de Momo no município, foi apresentada ao prefeito Rosano Taveira e demais autoridades, pelo diretor executivo da Fecomércio, Jaime Mariz. A apresentação foi realizada, na manhã desta quinta-feira (23), no Centro Administrativo Aluízio Alves.

Crédito, Divulgação.

“O estudo foi contratado pela administração com o objetivo de permitir um melhor planejamento dessa tradicional festa. A ideia é com base nesses resultados traçar inclusive o perfil do frequentador do nosso litoral, investindo para que tenhamos um Carnaval cada vez mais grandioso”, destacou Taveira.

A pesquisa ouviu 552 pessoas no período de 1º a 5 de março de 2019. De acordo com os dados do relatório, 54,7% do público participante da festa foi formado por homens, enquanto 45,3% por mulheres, de todas as idades. Sendo predominante a faixa etária entre 25 e 34 anos, representando 26,4% do público presente.

Do total de entrevistados, 94% recomendaria o Carnaval para outras pessoas e 66,7% disse pretender voltar, sendo 8,65 a nota média conferida ao Carnaval de Parnamirim pelos participantes da pesquisa.

Os dados da análise evidenciam ainda que 36,6% das pessoas ouvidas afirmaram ter participado do Carnaval no município pela primeira vez, sendo 57,1% o total de turistas. Dos que vieram de outros estados, destaque para: Paraíba (PB), Pernambuco (PE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Minas Gerais (MG) e Ceará (CE).

Jaime Mariz, diretor executivo da Fecomércio e o prefeito Rosano Taveira Foto.Ascom/Parnamirim

Entre os turistas, o gasto médio diário individual ficou na casa dos R$ 129,40 e entre os nativos,o gasto diário com o Carnaval foi de R$ 52,65 em média.

No quesito empregabilidade, a pesquisa ouviu 170 comerciantes, sendo 63,5% do grupo formado por homens e 36,5% por mulheres. 67,6% afirmou que o Carnaval teve impacto positivo sobre seus negócios.

Um percentual de 35% dos comerciantes atuaram pela primeira vez e 66,5% já haviam atuado em anos anteriores. Em média cada negócio empregou três pessoas e o investimento médio feito por cada comerciante visando o Carnaval foi de R$ 2.809,79.

Os gráficos mostram ainda 31,8% dos comerciantes entrevistados contrataram funcionários extras. Entre os que contataram, a média foi de 2 empregados extras por negócio.

Jaime Mariz, diretor executivo da Fecomércio destacou a importância da pesquisa como uma ferramenta para que a prefeitura possa investir ainda mais no Carnaval do município. “Carnaval significa cultura, lazer e negócio, que gera renda, imposto e desenvolvimento”, disse.

Na ocasião, também foi apresentada a metodologia do programa DEL – Desenvolvimento Econômico Local. Parnamirim é uma das cinco cidades do Rio Grande do Norte a participar da metodologia que apresentará os cenários de desenvolvimento do município para os próximos 20 anos.

Ascom/Parnamirim

Paulo Roberto Lopes

Biografia Paulo Roberto Lopes, iniciou em 1977 na Universidade Católica de Petrópolis-UCP/RJ, suas atividades acadêmicas no setor do Turismo, passando pelos os estados do Paraná, Santa Catarina e Rondônia onde foi Diretor de Turismo do estado, aportou em Natal/RN para participar do Congresso Nacional da ABAV/1987, no Rio Grande do Norte, foi secretário de Turismo de Touros e de Maxaranguape, coordenou o Turismo nos municípios de Natal, Extremoz e Parnamirim, exerceu funções na Comissão de Turismo Integrado do Nordeste - CTI/NE, participou da criação do Natal Convention & Visitors Bureau é Diretor de Programas e Projetos do Instituto de Gestão e Formação em Turismo do Rio Grande do Norte/IGETUR.

Descrição Turismo no Ar é uma ferramenta de divulgação, serviços, promoção e compartilhamento que traz temas atuais,tendências,novidades e assuntos do Turismo local,regional e nacional, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Destino Turístico no Nordeste.

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