Tecnologia 25/06/2019 10:56

MTur investe em inovação e tecnologia de dados para alavancar setor

Por Paulo Lopes

O subsecretário de Inovação e Gestão do Conhecimento, Marcelo Garcia, participou nesta segunda-feira (24) da Working Party on Tourism Statistics, na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris. Durante o evento, o representante do Brasil afirmou que a criação da subsecretaria de Inovação e Gestão do Conhecimento revela o crescente interesse do Brasil no tema inovação e no uso inteligente de dados.

Objetivo é criar base de dados para entender as demandas do setor e prover informações estratégicas. Crédito: Jade Queiroz/MTur

“Nós temos uma série de iniciativas no uso de inteligência artificial, como a criação de um chatbot para atender aos turistas de forma rápida e econômica. Com o robô, teremos um perfil e poderemos entender melhor os sentimentos dos turistas que viajam pelos nossos destinos”, comentou Marcelo. Em paralelo, ele afirmou que o MTur tem trabalhado para consolidar uma central de dados, abastecida por uma série de diferentes fontes e com indicadores econômicos, além do perfil dos turistas estrangeiros e domésticos. O objetivo é entender as demandas do setor e prover informações estratégicas sempre que necessário.

“Nossa meta com o BigData é entender melhor a oferta e a demanda para conseguir maximizar essa relação, tanto otimizando a oferta quanto baixando o custo para o turista”, comentou o subsecretário de Inovação e Gestão do Conhecimento. Para alcançar o objetivo, o MTur vai realizar hackathons, eventos de ciência dos dados, e se aproximar da academia. Marcelo reforçou que o turismo é uma grande vocação brasileira e o uso da tecnologia para entender, em detalhe, todas as possibilidades pode ser um importante catalisador do crescimento do setor no país.

Entre os temas tratados no evento estavam “A mensuração dos impactos do desenvolvimento do turismo”; “Uso das estatísticas de emprego”; e os “Recentes avanços nas estatísticas dos países membros e parceiros”. A Working Party on Tourism Statistics termina nesta terça-feira (25).

MTur

Paulo Roberto Lopes

Biografia Paulo Roberto Lopes, iniciou em 1977 na Universidade Católica de Petrópolis-UCP/RJ, suas atividades acadêmicas no setor do Turismo, passando pelos os estados do Paraná, Santa Catarina e Rondônia onde foi Diretor de Turismo do estado, aportou em Natal/RN para participar do Congresso Nacional da ABAV/1987, no Rio Grande do Norte, foi secretário de Turismo de Touros e de Maxaranguape, coordenou o Turismo nos municípios de Natal, Extremoz e Parnamirim, exerceu funções na Comissão de Turismo Integrado do Nordeste - CTI/NE, participou da criação do Natal Convention & Visitors Bureau é Diretor de Programas e Projetos do Instituto de Gestão e Formação em Turismo do Rio Grande do Norte/IGETUR.

Descrição Turismo no Ar é uma ferramenta de divulgação, serviços, promoção e compartilhamento que traz temas atuais,tendências,novidades e assuntos do Turismo local,regional e nacional, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Destino Turístico no Nordeste.

(84) 999 817 199

todos os blogs