Turismo Náutico 20/09/2019 09:15

Em São Paulo, ministro participa de congresso sobre turismo náutico

Por Paulo Lopes

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, participou nesta quinta-feira (19.09), em São Paulo/SP, do 5º Congresso Internacional Náutica: Investimento em Turismo Náutico. O evento, realizado durante o São Paulo Boat Show, o maior salão náutico indoor da América Latina, reúne prefeitos, secretários e agentes do setor e tem como objetivo promover o setor náutico e desenvolver o turismo na área por meios de trocas de experiências e debates sobre desburocratização, geração de renda e emprego, infraestrutura e meio ambiente.

O ministro do Turismo ressaltou que o encontro envolve os principais representantes do setor e promove ações concretas que beneficiam o turismo. “Este encontro é fundamental para entendermos o cenário atual e as necessidades de cada cidade e do setor privado para, então, podermos criar projetos eficazes e, finalmente, ações concretas que vão beneficiar os turistas”, afirmou.

Ministro destacou potencial turismo náutico do Brasil. Crédito: Roberto Castro/MTur

O Brasil possui mais de 7 mil km de linha de costa e 35 mil km de vias internas navegáveis, além de 9.260 km de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas, banhados por correntes oceânicas favoráveis à navegação. Isso faz do Brasil um dos maiores potenciais de desenvolvimento do ecoturismo náutico do mundo.

Várias vertentes do turismo náutico são exploradas no país, como o turismo de pesca, turismo de mergulho e turismo de cruzeiros. Na temporada 2018/2019 de Cruzeiros Marítimos foi responsável por um impacto econômico de R$ 2,083 bilhões na economia do país. Foram 462 mil cruzeiristas embarcados (crescimento de 10,5% ante os 418 mil anteriores), 31.992 postos de trabalho na economia brasileira, 15,3% a mais que no período anterior. A pesca também é um grande atrativo para o turismo em nosso país. Segundo a Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe), a pesca esportiva gera receita de R$ 3 bilhões no Brasil por ano.

MTur

Paulo Roberto Lopes

Biografia Paulo Roberto Lopes, iniciou em 1977 na Universidade Católica de Petrópolis-UCP/RJ, suas atividades acadêmicas no setor do Turismo, passando pelos os estados do Paraná, Santa Catarina e Rondônia onde foi Diretor de Turismo do estado, aportou em Natal/RN para participar do Congresso Nacional da ABAV/1987, no Rio Grande do Norte, foi secretário de Turismo de Touros e de Maxaranguape, coordenou o Turismo nos municípios de Natal, Extremoz e Parnamirim, exerceu funções na Comissão de Turismo Integrado do Nordeste - CTI/NE, participou da criação do Natal Convention & Visitors Bureau é Diretor de Programas e Projetos do Instituto de Gestão e Formação em Turismo do Rio Grande do Norte/IGETUR.

Descrição Turismo no Ar é uma ferramenta de divulgação, serviços, promoção e compartilhamento que traz temas atuais,tendências,novidades e assuntos do Turismo local,regional e nacional, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Destino Turístico no Nordeste.

(84) 999 817 199

todos os blogs