NOTA À IMPRENSA 08/11/2019 13:18

RN, PB, SE, PE e BA estão com as praias limpas, afirma nota do governo federal

Por Paulo Lopes

O Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), informou, nesta quinta-feira (7), que os estados de Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Pernambuco e Bahia estão com as praias limpas. As seguintes localidades permanecem com vestígios de óleo, com ações de limpeza em andamento: Cumbuco, Barra do Cauípe, no Ceará; Maragogi, Japaratinga, Barra de São Miguel, Feliz Deserto e Piaçabuçu, em Alagoas.

A Praia de Pirangi no litoral de Parnamirim/RN, esta limpa. Foto. Canindé Soares.

Até o momento, mais de 3.800 militares da MB, 30 navios, sendo 26 da MB e 4 da Petrobras, 20 aeronaves, sendo 9 da MB, 6 da Força Aérea Brasileira, 3 do Ibama e 2 da Petrobras, além de 5.000 militares e 140 viaturas do Exército Brasileiro, 140 servidores do Ibama, 80 do ICMBio e 440 funcionários da Petrobras atuam nessa grande operação.

De acordo com o levantamento feito pelo IBAMA, foram contabilizadas, aproximadamente, 4.300 toneladas de resíduos de óleo retirados das praias nordestinas, até esta quinta-feita (7). É importante frisar que a contagem desse material contém óleo, areia, EPI utilizados na coleta, lonas, etc. O descarte desse material vem sendo feito pelas Secretarias de Meio Ambiente dos Estados.

O GAA informou, também, que deu início ao programa de capacitação, conduzido pela Petrobras, para limpeza de ambientes costeiros afetados pelo óleo, na Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus (BA). O primeiro de nove treinamentos foi realizado nesta quinta-feira (7) e contemplarão os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Militares da MB, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, servidores do Ibama, ICMBio, Corpo de Bombeiros, Estados e Prefeitura atenderão aos treinamentos.

Praia de Cotovelo no litoral de Parnamirim/RN,esta limpa. Foto. Canindé Soares.

Foram entregues, por meio da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro, na última quarta (6) e quinta-feira (7), Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para as prefeituras de Nova Viçosa e de Prado. A iniciativa faz parte de um esforço continuado do GAA, com propósito de promover uma coleta adequada dos resíduos oleosos. O Sindicato da Indústria de Material Plástico no estado da Bahia (Sindiplasba) mobilizou as empresas desse setor para doação de 600 baldes e mil caixas plásticas com capacidade de 40 litros, para apoiar na coleta das manchas de petróleo e resíduos das praias, por meio de um termo de compromisso firmado junto à MB, Ibama e das prefeituras de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

MTur

Paulo Roberto Lopes

Biografia Paulo Roberto Lopes, iniciou em 1977 na Universidade Católica de Petrópolis-UCP/RJ, suas atividades acadêmicas no setor do Turismo, passando pelos os estados do Paraná, Santa Catarina e Rondônia onde foi Diretor de Turismo do estado, aportou em Natal/RN para participar do Congresso Nacional da ABAV/1987, no Rio Grande do Norte, foi secretário de Turismo de Touros e de Maxaranguape, coordenou o Turismo nos municípios de Natal, Extremoz e Parnamirim, exerceu funções na Comissão de Turismo Integrado do Nordeste - CTI/NE, participou da criação do Natal Convention & Visitors Bureau é Diretor de Programas e Projetos do Instituto de Gestão e Formação em Turismo do Rio Grande do Norte/IGETUR.

Descrição Turismo no Ar é uma ferramenta de divulgação, serviços, promoção e compartilhamento que traz temas atuais,tendências,novidades e assuntos do Turismo local,regional e nacional, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Destino Turístico no Nordeste.

(84) 999 817 199

todos os blogs