Economia

ÓLEO NO LITORAL

Turistas mantém viagens ao RN e associações divulgam praias limpas

Associações de Hotéis e Agências de Viagens não registraram cancelamentos em massa

Por Ayrton Freire

11 de outubro de 2019 | 12:03

Foto: Divulgação/Ibama

As manchas de óleo que sujaram, de acordo com o Ibama, 43 praias do Rio Grande do Norte, não afetaram o turismo do estado. Mesmo que o Procon paulista tenha orientado consumidores sobre o direito de cancelar viagens para o litoral nordestino sem ônus, cancelamentos em massa não foram registrados no RN.

“Não há cancelamentos”, pontua o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) no RN, José Odécio.

A constatação de Odécio é a mesma do presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) do RN, Abdon Gosson, que afirma: “O movimento anda bem. Não caiu”. Ele explicou que a normalidade no fluxo de turistas ocorre devido as viagens terem sido programadas antes de o óleo começar a aparecer. “Quem compra pacote compra com antecedência”, destaca.

A preocupação seria então com os pacotes para os próximos meses, mas o setor está otimista. “Agora é que vão começar a comprar para o final do ano, para janeiro, para o carnaval… E essa coisa (óleo) vai passar rápido, se Deus quiser”, acredita Gosson.

Odécio segue a mesma perspectiva otimista. Até porque, conforme ele ressalta, “as principais praias para o nosso turismo estão livres dessas manchas de óleo, não estão mais atingidas”. “E, ao que me parece, não está tendo um aumento de volume desse resíduo”, destaca.

O presidente da ABIH critica o que chamou de “sensacionalismo que prejudica a atividade econômica do estado”. Ele também afirma que mantém contato com o Idema e a Secretaria de Turismo, em uma averiguação da “real situação”.

Sobre a classe política do estado, Odécio disse que nenhum fez contato com ele. “Espero que tomem providência para, nas praias onde há o resíduo, façam mutirão de limpeza ou que apoiem essas iniciativas feitas pela sociedade”.

As entidades divulgaram vídeos de profissionais do turismo mostrando a situação das praias do estado. Veja alguns abaixo:

 

RECOMENDAMOS

NEGOCIAÇÃO

Proposta para reforma tributária pode abrir diálogo

EXPOSIÇÃO JURÁSSICA

Museu abre exposição sobre dinossauros da Bacia do RN

ANATEL CONSUMIDOR

Aplicativo da Anatel facilita queixas contra operadoras

NATAL EM NATAL

Árvore de Mirassol será acesa nesta quarta-feira

DOE VIDA

Julinho precisa de sangue para cirurgia cardíaca

VIVI E CHICLETE

Clima esquenta entre Paolla Oliveira e Sergio Guizé

BONECA DROGADA

Polícia prende homens com boneca cheia de drogas

NEGOCIAÇÃO

Devedores do Estado quitaram R$ 35,26 milhões em um ano

comentários