Design 05/02/2014 17:43

Projeto Customizart

Por admin

customizart

 

Dando continuidade ao projeto Customizart, que une moda e arte, a Vicunha traz mais uma série de peças confeccionadas em índigos e brins e customizadas por meio de diferentes estilos e técnicas. Nesta edição, além das peças expostas no showroom e na revista VTrends, três artistas customizaram calças, shorts e camisas durante o evento Vipreview Verão 15, que aconteceu entre 20 e 23 de janeiro.

Com variadas referências e em conexão com os produtos da temporada, a proposta foi abordar o panorama multicultural da moda e das artes visuais. Os artigos produzidos, expostos no painel Customizart, trazem ainda mais referências para o mercado jeanswear, combinando efeitos e texturas.

A argentina Marina Zumi e os brasileiros André Brunharo e Bira Nogueira foram os convidados para criar esses modelos exclusivos e inusitados em tempo real, em meio a centenas de expectadores que passaram pelo showroom da Vicunha, em São Paulo. Além deles, Alexandria Brechó, Vanessa Diskin, Juliana Kenski, Carla Rodrigues e Maria Gabrielle também produziram peças para o projeto, que podem ser vistas na 10ª edição da revista VTrends.

Confira o conceito e resultado dos trabalhos desses talentos da arte e da moda que participaram do projeto Customizart ao vivo!

Marina Zumi

A argentina Marina Zumi transporta para o jeans técnicas de grafitagem e referências da street  art

A argentina Marina Zumi transporta para o jeans técnicas de grafitagem e referências da street
art

Grafiteira, artista plástica e estilista, a argentina tem um ateliê de arte em São Paulo, onde se aprofunda nos estudos de comportamento e energia dos seres humanos. Na rua, prefere imagens que reflitam o prazer de estar em contato com a natureza. Além de muros pintados na Alemanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra e outros países, Marina concluiu em junho deste ano seu primeiro prédio. Com cerca de 25 metros de altura, o edifício Pozman, na Polônia, levou sete dias para ficar pronto.

Pela primeira vez no projeto Customizart, Zumi procura transportar para as calças, jaquetas e camisas as técnicas aplicadas na rua. “A proposta é criar peças únicas, inspiradas na tendência urbana do jeanswear e na mistura de cores do grafite. A arte é uma ferramenta de customização, que transforma a moda em algo figurativo e artesanal”, afirma a artista.

 

 André Brunharo

Formado em Desenho Industrial pela FAAP, na área de Design de Produto, Brunharo trabalhou como artista plástico em diversos projetos e empresas, destacando-se no trabalho com recorte em MDF, ilustração e projetista de displays.

 

Trabalho com linhas e formas ganha destaque nas criações do artista plástico André Brunharo

Trabalho com linhas e formas ganha destaque nas criações do artista plástico André Brunharo

Um verdadeiro sucesso no Vipreview Verão 2015, o designer chamou a atenção com seus desenhos em motivos urbanos e formas orgânicas, que ganham profundidade e parecem saltar da superfície do tecido. Camisas com ilustrações coloridas a tinta e caneta trazem imagens inusitadas do corpo humano distorcido em suas extremidades. Calças com desenhos de formas geométricas e de prédios vertiginosos garantem o tom de street art às peças, fazendo referência ao universo da cidade e do concreto. “A minha inspiração é baseada na assimetria, no fato de imprimir agressividade a uma linha fina e delicada. Em minhas criações, a linha reta ganha sempre uma curva”, revela.

 

 Bira Nogueira

Cenógrafo há 13 anos no Grupo de Teatro Folias da Arte, o artista plástico é especialista na técnica de pintura com estêncil. Na rua, como forma de intervenção urbana, ele também trabalha com pintura, grafite e artes visuais. Como elemento principal de suas criações, Nogueira usa a figura do homem, inspirado no universo da própria cidade. “Não tem cidade sem gente e não tem gente sem cidade”, explica.

 

Figura do homem e elementos ligados a ele são marcas registradas do trabalho de Bira Nogueir

Figura do homem e elementos ligados a ele são marcas registradas do trabalho de Bira Nogueir

 

Em sua primeira experiência com o Customizart, ele aproveita a superfície do tecido para mesclar o estêncil com a tinta do pincel. Além da figura humana, as peças do artista recebem motivos de corações, bicicletas e flores, conferindo um ar criativo e original às criações. “É divertido trabalhar com a customização do jeans. Pela textura do tecido, o branco da tinta ganha uma nova luz e um aspecto diferente do que quando aplicado em outros materiais. É uma técnica simples, que atrai a atenção das pessoas e transforma o artigo.”

Roberta Pimenta

Biografia Graduada em Administração de Empresas, com especialização em Comunicação de Moda e Comércio Exterior pelo Instituto Metodista de Ensino Superior/SP, atuando no mercado de moda e beleza há 20 anos como consultora (marketing de moda e pessoal, etiqueta no trabalho, visual), jornalista, produtora, palestrante e professora (UNP, SENAI, SENAC).

Descrição Vamos falar Tudo sobre moda, design, beleza, decoração e o mais que faz bem a alma e o coração.

(84) 988 231 419

todos os blogs