saude 02/10/2019 16:16

Outubro Rosa alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Por Roberta Pimenta

O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. De acordo com o INCA, só este ano de 2019 o Brasil deve ter 59.700 novos casos estimados de câncer de mama.

O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. É por esse motivo que durante esse mês a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições públicas e privadas iluminam suas fachadas com objetivo promover indicar a adesão ao movimento.

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

Ano a ano, no Outubro Rosa, a Fundação Laço Rosa, uma referência em todo o Brasil na articulação de políticas públicas e programas de conscientização e apoio relacionados à causa do câncer de mama, prioriza pautas que possam alavancar a tomada de decisões e melhorar essa realidade. Em 2019, a iluminação do Cristo Redentor, que recebe a cor rosa a partir das 18h de 02 de outubro, lança luz sobre um tema quente: a importância de mudar a legislação brasileira, que hoje não garante estabilidade de emprego para pacientes com câncer.

 

No monumento, são esperadas pacientes em tratamento, muitas delas metastáticas, que se unem nesse momento de renovação da fé. “Em todo o mundo, o Outubro Rosa alerta formadores de opinião, imprensa e sociedade para essa causa tão nobre, mas precisamos ter em mente que os esforços são diários. Especialmente no Brasil, temos muitos desafios, por isso este ano decidimos chamar atenção para como o mercado de trabalho se comporta diante do diagnóstico”, destaca Marcelle Medeiros, presidente da Laço Rosa, ressaltando a PL 8057/2017, que aborda a estabilidade de emprego de um ano nesses casos, e inclusive motivou o mais recente projeto da Laço Rosa, CONTRATADA (www.fundacaolacorosa.com/contratada).

Inspirada num caso real de dispensa discriminatória, CONTRATADA é a primeira plataforma de empreendedorismo e emprego para mulheres que passaram pelo câncer de mama, um canal de diálogo entre empresas e pacientes. “Este é também o primeiro negócio social da Laço Rosa, voltado a diminuir barreiras e facilitar o retorno das pacientes que já venceram a doença ao mercado de trabalho. Além disso, precisamos educar empresários e despertar o empreendedorismo nas mulheres que não conseguem recolocação profissional, mostrando exemplos reais de sucesso”, destaca Marcelle, lamentando o preconceito velado nas empresas. “Algo real e que faz parte da rotina na vida de pacientes. Isso é uma forma cruel de violência!”, critica.

 O desenvolvimento da plataforma será celebrado junto a muitos representantes de grandes empresas brasileiras e multinacionais no Coquetel Laço Rosa, que acontece, tradicionalmente, após a iluminação do Cristo, e que, nos últimos anos, recebeu o apoio estrelado de embaixadoras como a apresentadora Sabrina Sato e as atrizes Juliana Paes, Isis Valverde, Isabelle Drummond e Camila Pitanga, entre outros artistas e personalidades.

Aqui em natal o Grupo Reviver  recebeu uma unidade móvel, doada por um empresário baiano do Grupo YOU LIFE. Que permitirá, ainda mais atuar não somente em Natal, mas em todo o Rio Grande do Norte, na prevenção do câncer de mama!

Roberta Pimenta

Biografia Graduada em Administração de Empresas, com especialização em Comunicação de Moda e Comércio Exterior pelo Instituto Metodista de Ensino Superior/SP, atuando no mercado de moda e beleza há 20 anos como consultora (marketing de moda e pessoal, etiqueta no trabalho, visual), jornalista, produtora, palestrante e professora (UNP, SENAI, SENAC).

Descrição Vamos falar Tudo sobre moda, design, beleza, decoração e o mais que faz bem a alma e o coração.

(84) 988 231 419

todos os blogs