Beleza 02/12/2019 12:04

A dieta adequada para uma pele saudável

Por Roberta Pimenta

De alimentos anti-inflamatórios que combatem a acne a gorduras saudáveis ​​que hidratam a pele seca, o AEDITION divide a dieta ideal para todos os tipos de pele.

Já ouviu a expressão, você é o que você come? Bem, sua pele também pode ser um reflexo direto disso. Embora fatores internos e externos ( genética, hormônios, poluição, estresse etc.) ajudem a determinar a qualidade da pele a qualquer momento, sua dieta também pode desempenhar um papel na saúde da pele.

Se você sente secura, lida com crises de acne ou desfruta de um brilho perpetuamente úmido, existem alimentos que podem ajudar e dificultar sua busca por uma pele saudável. Você provavelmente foi instruído a evitar ‘junk food’ (na forma de açúcar refinado), grubes gordurosos e até laticínios, se estiver procurando evitar fugas, mas carregando ingredientes bons para você, como gorduras saudáveis , frutas e vegetais, e muita água pode realmente ter um número surpreendente de benefícios para melhorar a pele.

Então, quais são os melhores alimentos para o seu tipo de pele? A AEDITION pediu aos especialistas sugestões.

O que comer para a pele oleosa

Na sua essência, a pele oleosa é o resultado das glândulas sebáceas produzindo muito sebo. O sebo é uma substância oleosa secretada pelo organismo que existe como um meio de lubrificar a pele e o cabelo.

“Sob cada um de nossos poros, há uma glândula sebácea que produz sebo. Isso ajuda a pele a se manter saudável e hidratada ”, diz Sapna Palep, MD , dermatologista certificada pelo conselho da Spring Street Dermatology, em Nova York. “Existem muitas causas de pele oleosa, incluindo genética, idade, onde você mora, época do ano, poros dilatados, uso de produtos para a pele incorretos, exagero na rotina da pele ou falta de hidratante. A pele oleosa é complexa com muitas causas. Também é possível ter mais de uma causa de pele oleosa. ”

Com tantos possíveis culpados em jogo, há algumas coisas que você pode fazer do ponto de vista da dieta para conter a produção excessiva de petróleo. Segundo o especialista em nutrição de Nova York e a nutricionista Brooke Alpert , a melhor coisa que qualquer pessoa pode fazer – independentemente de ter ou não pele oleosa – é evitar o açúcar. “Não apenas os açúcares refinados podem causar envelhecimento prematuro ao produzir produtos finais de glicação (AGEs), mas também podem influenciar uma superprodução de sebo aumentando o hormônio IGF-1”, alerta o fundador da B Nutritious . “Adicionar CBD de alta qualidade, como o Hábito Diário , também é benéfico, pois pode ajudar a diminuir a produção de petróleo”.

COMA ISSO:

  • Alimentos com baixo índice glicêmico
  • Vegetais verdes
  • Grão de bico
  • Suplementos de CBD

EVITE ISSO:

  • Alimentos com alto índice glicêmico
  • Açúcar refinado (doces, doces, alimentos processados, refrigerantes, etc.)
  • Pão branco e arroz branco

O que comer para a pele seca

Embora a pele seca possa ser um problema sazonal para muitas pessoas (você pode agradecer ao ar frio e árido do inverno), outros fatores do estilo de vida podem contribuir para que a pele fique ressecada. Chuveiros ou banhos excessivamente quentes podem ressecar a pele, assim como detergentes, sabonetes e xampus irritantes. De fato, alguns produtos domésticos comuns e de autocuidado são tão fortes que acabam removendo a maior parte do óleo e da umidade da pele.

“A pele seca pode ser causada por muitos fatores, mas na maioria das vezes é devido à barreira da pele ser comprometida por produtos agressivos, clima seco, exposição excessiva à água, desnutrição ou envelhecimento”, diz o dermatologista certificado Yoon-Soo Cindy Bae, MD. , do Laser & Skin Surgery Center de Nova York. “Geralmente, há um desequilíbrio de lipídios entre as células da pele e um desequilíbrio de várias proteínas, resultando no comprometimento da barreira da umidade da pele”.

Assim como é importante tratar topicamente a pele seca com um produto de limpeza suave e um bom hidratante, incorporar certos alimentos e bebidas à sua dieta também pode promover uma pele mais saudável e hidratada.

“Para a pele seca, é importante garantir que você esteja adequadamente hidratado com líquidos suficientes, de preferência apenas água”, diz Alpert. “Uma dieta de alimentos anti-inflamatórios que também são ricos em gorduras saudáveis ​​- como salmão, abacate, azeite, nozes – também seria potencialmente benéfica”.

COMA ISSO:

  • Salmão
  • Abacate
  • Azeite
  • Nozes
  • Alimentos ricos em água (pense em pepinos, aipo, frutas)

EVITE ISSO:

  • Açúcar refinado (doces, doces, alimentos processados, refrigerantes, etc.)
  • Álcool

O que comer para diminuir o inchaço

Inchaço não atrapalha apenas os abdominais. A retenção de água e a gravidade também podem causar inchaço facial – especialmente ao redor dos olhos.

“À medida que envelhecemos, os tecidos, as paredes dos vasos sanguíneos e os músculos ao redor dos olhos enfraquecem”, explica o Dr. Palep. “A gordura normal que ajuda a sustentar os olhos pode se mover para as pálpebras inferiores, fazendo com que as pálpebras pareçam inchadas. Além disso, você obtém mais vazamento de plasma sanguíneo dos vasos sanguíneos à medida que as paredes se enfraquecem. A combinação de tudo isso, além da má drenagem linfática, leva ao inchaço. ”

Para pacientes mais jovens que estão simplesmente lidando com os efeitos nocivos de uma madrugada ou para aqueles que procuram evitar agredir a lesão dos olhos envelhecidos, Alpert aconselha seus clientes a monitorar seu consumo de sal. Além disso, ela diz que é importante lembrar que a ingestão de água não é apenas quantos copos você toma por dia. Adicionar alimentos ricos em água como pepino, aipo e frutas à sua dieta pode aumentar os níveis de hidratação e combater o inchaço.

COMA ISSO:

  • Alimentos ricos em água (pense em pepinos, aipo, frutas)
  • Alimentos Fermentados (kombucha, kimchi, kefir)
  • Grãos integrais

EVITE ISSO:

  • Alimentos com alto teor de sódio (como biscoitos, salgadinhos, carnes processadas)
  • Laticínios (leite e queijos)
  • Molho de Soja e Teriyaki
  • Álcool

O que comer para a pele propensa a acne

Como já determinamos, existem vários fatores que determinam o seu tipo de pele, e o mesmo se aplica a tez com tendência a acne.

Como explica o Dr. Bae, o sebo das glândulas sebáceas pode desempenhar um papel na acne – especialmente quando o sebo se mistura com células mortas da pele. A interação do sebo e células mortas da pele ou bactérias leva a poros entupidos que causam acne. Comedões (por exemplo, cravos e espinhas), por exemplo, se formam quando as células da pele que normalmente são eliminadas são retidas.

Outro culpado em potencial? Dieta. Como explica o Dr. Bae, novas pesquisas mostram que pessoas que consomem alimentos com alto índice glicêmico e certos tipos de laticínios demonstraram uma propensão ao desenvolvimento de acne. Mas ela observa que serão necessários mais estudos para elucidar completamente esse link.

Para aqueles com pele propensa a acne, um episódio de estresse ou uma fuga de alimentos açucarados podem causar uma fuga. Embora possa parecer que a lista de alimentos a evitar é interminável, há uma lista igualmente longa de alimentos que podem fazer bem ao corpo.

Alpert incentiva uma dieta anti-inflamatória que se concentra nos ácidos graxos ômega-3, que ela diz reduzir a inflamação (um gatilho comum da acne) e minimizar o aparecimento de manchas. Para melhorar os sintomas da acne, ela recomenda ovos e peixes criados em pastagens, pois são boas fontes de ácido graxo essencial.

COMA ISSO:

  • Ovos
  • Frutos do mar (como salmão, arenque, sardinha e anchova)
  • Sementes de Chia
  • Nozes

EVITE ISSO:

  • Alimentos com alto índice glicêmico e alto teor de sódio
  • Açúcar refinado (doces, doces, alimentos processados, refrigerantes, etc.)
  • Pão branco e arroz branco
  • Laticínios

O que comer para combater os sinais de envelhecimento

Embora a aplicação diária de filtro solar seja essencial para prevenir os danos causados ​​pelos raios UV que levam a sinais precoces de envelhecimento, o café da manhã, o almoço e o jantar também podem se tornar parte de sua rotina antienvelhecimento.

Sabemos que a exposição aos radicais livres do sol e de outros agressores ambientais leva a linhas finas, rugas, hiperpigmentação e, assim como seu soro antioxidante favorito pode ajudar a combater os danos, também pode uma dieta rica em vitaminas A, C e E .

Boas fontes de vitamina A incluem subprodutos animais (pense: carne, peixe, aves, laticínios), além de vegetais como batata doce, cenoura e couve. A vitamina E pode ser encontrada na maioria dos vegetais verdes, certos tipos de frutos do mar, nozes (principalmente sementes de girassol e amêndoas) e óleos vegetais, enquanto frutas cítricas e verduras contribuem bastante para aumentar sua ingestão de vitamina C.

COMA ISSO:

  • Alimentos ricos em vitamina A (pense: carne, peixe, aves, laticínios)
  • Alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas e verduras)

  • Alimentos ricos em vitamina E (como vegetais verdes, nozes, frutos do mar, óleos vegetais)

EVITE ISSO:

  • Alimentos com alto índice glicêmico
  • Açúcar refinado (doces, alimentos processados, refrigerantes, etc.)
  • Pão branco e arroz branco

Independentemente do seu tipo de pele, comer mais alimentos integrais (e, portanto, menos material processado) garantirá seu corpo e, por extensão, sua pele terá os nutrientes necessários para a saúde ideal. Uma dieta rica em antioxidantes, rica em nutrientes e carregada com água é benéfica para todos os tipos de pele e pode ajudar a corrigir naturalmente preocupações comuns, como excesso de óleo, ressecamento e inchaço.

Roberta Pimenta

Biografia Graduada em Administração de Empresas, com especialização em Comunicação de Moda e Comércio Exterior pelo Instituto Metodista de Ensino Superior/SP, atuando no mercado de moda e beleza há 20 anos como consultora (marketing de moda e pessoal, etiqueta no trabalho, visual), jornalista, produtora, palestrante e professora (UNP, SENAI, SENAC).

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