Moda 13/01/2020 12:24

Macacão: Peça Chave para 2020

Por Roberta Pimenta

Cada vez mais fashionistas são vistas usando a peça

Acordou e não tem muita direção do que vai usar? Está atrasada e quer praticidade? Diante desta situação, o mais indicado é usar uma roupa que não nos dê muito trabalho, uma peça única que não temos de nos preocupar com detalhes, pode ser! Mas tem um item no guarda roupas feminino que é muito interessante, que veste bem, é chique e prático, principalmente nesses dias de pouca inspiração, é o macacão feminino

E se tem uma coisa que vai e vem, se reinventa, se recicla, e cada dia apresenta uma novidade é o mundo da moda. 

Em 2019 eles fizeram um grande retorno aos looks de street style das fashionistas do mundo todo. Modelos de macacão apareceram em produções, mostrando ser a solução mais cool – e que veio para ficar! O consumidor de moda redescobriu no item, a experiência positiva de vestir uma roupa protetiva e utilitária – com efeito fashion imediato – e a associou a uma espécie de blindagem necessária para o lifestyle atual.

Para esse verão 2020, os tecidos com mais leveza costumam cair melhor. Você pode apostar tanto nas cores mais neutras, ou optar por cores de alto contraste que deixam o visual mais descontraído.

Os modelos mídi também são excelentes. E podem ser usados por todas. Não tem essa de ser baixinha e não poder usar. Use uma sandália de tiras finas, ou então um scarpin, para deixar o dorso do pé livre e dar a sensação de continuidade com a perna. 

Com tantas opções, podemos dizer que os modelos atuais são perfeitos para as mais diferentes situações: podem ir ao trabalho, a um passeio despretensioso de domingo à tarde e até mesmo para aquela festa que exige uma produção mais elaborada.

Outro modelo que vai dominar 2020 é o boilersuit ou macacão utilitário, inspirados em uniformes de trabalhadores como frentistas, mecânicos, trabalhadores de indústrias, pilotos, pintores… Aquele tipo de macacão com abertura frontal, que cobre o corpo todo, como uma forma de proteção. 

Do dia a dia das fábricas para a moda, o boilersuit ganhou novos detalhes e tecidos mais fashionistas. Alguns aparecem com as mangas mais curtas, outros com decotes frontais ou em modelagem pantacourt. Entre os favoritos estão ainda os em cores neutras como o preto e o off-white, além dos em jeans, em caramelo, cáqui ou em verde-oliva, seguindo o mood utilitário da peça.

Cuidado com as listras e estampas grandes, que não favorecem as mulheres com mais curvas e aumentam a silhueta. Abuse dos acessórios e da criatividade! Para marcar a cintura, use cintos, lenços ou broches. 

Para mudar o visual, aposte num colete de renda para fazer uma sobreposição, se o ambiente estiver muito frio um modelo de alfaiataria cai bem ou um casaquinho fino de tricô. Com certeza fará sucesso!

E numa prévia para o verão 2021, a tendência é o macacão longo. Ele aparece em modelagens de pernas mais amplas, como retas, cenoura e harém, com decotes tomara-que-caia ou mangas e ainda com cinturas altas. 

Sabia que…

O macacão nasceu durante a primeira guerra mundial, mas foi nos anos 30 que a estilista Elsa Schiaparelli colocou a peça no radar da moda. Nos Estados Unidos nos anos 20, a peça se tornou uniforme de mecânicos pela sua resistência e praticidade. Nos anos 30 o macacão saiu das fábricas e foi para as ruas como uma solução prática para roupas infantis.

Nos anos 60, ele foi viralizado em personalidades como Cher e Elvis, até ser um item de necessidade básica no começo dos anos 2000. Hoje em dia o macacão é sim uma peça indispensável no vestuário feminino.

 

Qual é a peça-chave para o seu verão? Qual roupa não vai sair do seu guarda-roupa e qual você não vive sem? Comente aqui!

Roberta Pimenta

Biografia Graduada em Administração de Empresas, com especialização em Comunicação de Moda e Comércio Exterior pelo Instituto Metodista de Ensino Superior/SP, atuando no mercado de moda e beleza há 20 anos como consultora (marketing de moda e pessoal, etiqueta no trabalho, visual), jornalista, produtora, palestrante e professora (UNP, SENAI, SENAC).

Descrição Vamos falar Tudo sobre moda, design, beleza, decoração e o mais que faz bem a alma e o coração.

(84) 988 231 419

todos os blogs