Cultura

PARA VISITAÇÃO

Veja que descobertas são possíveis no Espaço Ciência da Cidade da Criança

Todas as horas do mundo e o apaixonômetro são algumas atrações

Por Redação

21 de maio de 2019 | 15:54

Espaço Ciência Eureka. Foto: Divulgação/Fapern

A Cidade da Criança disponibiliza espaço para experiências lúdicas que favorecem a compreensão de conceitos da Matemática, da Física ou da Biologia, por exemplo. O Espaço Ciência Eureka é aberto para visitação de professores e alunos.

A exposição consiste num conjunto de equipamentos interativos, multimídias, oficinas e outras atividades montadas em caráter permanente que englobam quatro áreas do conhecimento: Matemática, Física, Biologia e Astronomia. Ele conta com equipamentos cedidos por pesquisadores e instituições de apoio, além de outros itens adquiridos especialmente para esta iniciativa. São quatro as salas temáticas assim denominadas: “Sala da Vida”, “Sala da Imagem”, “Sala Céu e Terra” e “Sala Força e Movimento”. Na área externa há painéis sobre ilusão de ótica, evolução das espécies e a história do Universo.

A iniciativa é uma realização da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), em parceria com a Fundação José Augusto. Escolas de Natal e Grande Natal poderão agendar visitas de terça a sexta (manhã ou tarde), mas pessoas de todas as idades podem conhecer o Espaço Ciência Eureka. Visitas monitoradas poderão ser agendadas durante a semana para turmas do Ensino Fundamental II (a partir do 6º ano), incluindo Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio.

Entre os equipamentos lúdicos, muitos deles interativos, estão Geochron, que é um relógio diferente, que mostra as horas de todos os lugares do mundo ao mesmo tempo. Uma obra de arte da tecnologia, com visual e dinâmico, o Geochron permite saber os lugares que estão anoitecendo ou amanhecendo, a duração do dia, a posição do Sol e as estações do ano, entre outras informações.

Também está exposto o DNA, molécula da vida em modelo gigante na Sala da Vida, que celebra as maravilhas da evolução, juntamente com três réplicas fieis de crânios de ancestrais humanos e um esqueleto do homem moderno completo.

Outra atração é o insetário que mostra insetos peculiares e suas incríveis características. O visitante vai entender que, enquanto alguns insetos podem nos fazer mal, outros são muito “úteis” para os humanos.

Mais atrações

O espaço traz ainda as Maravilhas do magnetismo demonstrando como funciona o trem magnético, que levita sobre seus trilhos, como funciona um freio magnético, além do campo magnético da Terra, que resguarda a vida das constantes radiações que vem do espaço.

Também está exposto o “apaixonômetro”. Nele o visitante descobre qual seu grau de afinidade com as pessoas e o quanto gosta mais de si mesmo que do parceiro(a). Neste curioso equipamento é possível descobrir o segredo por trás dessa intrigante brincadeira.

A bicicleta geradora é outra atração e permite a geração de energia pedalando sem sair do lugar. Que potência você consegue atingir pedalando? É possível descobrir na bicicleta os segredos da geração de eletricidade.

O visitante também pode ver e interagir com a pilha de Volta, condutores e isolantes, plataforma giratória, o teorema de Pitágoras, meteorologia e o robô lunar. Na área externa, tem ainda painéis gigantes: o “Calendário Cósmico” e as “Viagens de Darwin”, além de uma série sobre Ilusões de ótica.

Serviço:

O que? Espaço Ciência Eureka

Onde? Cidade da Criança, na Avenida Rodrigues Alves, no Tirol

Como? Escolas ou grupos podem fazer agendamento pelo WhatsApp: (84) 9.8820-7898 ou pelo e-mail espacoeureka@gmail.com

RECOMENDAMOS

NATAL

Finalizadas oficinas pra revisão do Plano Diretor na ZN

ESTRATÉGIA

Oposição investe em ações no STF contra Bolsonaro

OPORTUNIDADES

Futsal faz jovens do interior ganharem bolsas em Natal

MEIO AMBIENTE

Ações do Dia Mundial da Limpeza seguem no RN

PATU

Governadora acompanha Operação Santuário do Lima

COVARDIA

Após diária, PM é assassinado quando voltava pra casa

"RESULTADO EXCELENTE"

Oficinas de costura do RN economizam com energia solar

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

Voluntários vão às ruas de Natal recolher 16 t de lixo

comentários