Geral

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Vereadores de Natal conhecem serviços do Centro de Saúde Anita Garibaldi

Visita se estendeu ao Instituto Internacional de Neurociências

Por Redação

23 de outubro de 2019 | 17:44

Comissão da Defesa da Pessoa com Deficiência conferiu atendimento aos pacientes. Foto: Marcelo Barroso/CMNAT

Os vereadores da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal de Natal visitaram nesta quarta-feira (23) as instalações do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS) e do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), em Macaíba, que atuam no campo do ensino e da pesquisa para oferecer tratamento a crianças e adultos com deficiência.

“Para nós da comissão é motivo de satisfação comprovar o trabalho do instituto e ver como é possível a integração da saúde, educação e reabilitação. É algo que precisa ser mais explorado pela população e ter mais investimentos do poder público para que mais pessoas sejam beneficiadas”, destaca a vereadora Júlia Arruda (PDT), presidente da comissão.

O CEPS é habilitado pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER III) nas áreas de deficiência auditiva, física e intelectual e atende através de oito clínicas especializadas em epilepsia (infantil e adulto), Parkinson, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Lesão Medular (Infantil e Adulto), microcefalia, bexiga e intestino neurogênicos, deficiência auditiva (infantil e adulto) e prematuridade. “Hoje o centro é referência em saúde infantil e receber uma comissão de vereadores é importante para dar visibilidade ao que fazemos em nível de ensino, pesquisa e extensão. Somos CER III desde 2016 e atendemos aos municípios da Região Metropolitana encaminhados pelo SUS”, explica a gerente do centro, Lílian Lisboa.

A visita se estendeu ao Instituto Internacional de Neurociências, que é referência no Brasil na área. Ambos são unidades do Instituto Santos Dumont, que atua nas áreas de saúde e educação, saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência, neurociências e neuroengenharias. As unidades trabalham em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e seus hospitais universitários.

Os vereadores conheceram a laboratórios do instituto, equipamentos e máquinas utilizadas em pesquisas que estão sendo desenvolvidas na reabilitação de pacientes, inclusive as que utilizam realidade virtual e realidade aumentada para simular situações em ambiente controlado, levando ao tratamento de diversas fobias. “Reconhecemos a importância dessa interação com o Poder Legislativo, uma vez que somos referência para tratamento de pessoas com deficiência. Essa interação mostra como o sistema de saúde pode ser fortalecido porque experiências e vivências que funcionam devem ser divulgadas para que a população conheça os caminhos de acesso a elas”, enfatiza o diretor geral do Instituto Santos Dumont, Reginaldo Freitas.

Vereadores visitam Instituto de Neurociências. Foto: Marcelo Barroso/CMNAT

Os vereadores Robson Carvalho (PMB) e Divaneide Basílio (PT) participaram da visita e externaram a satisfação em conhecer os serviços oferecidos. “Conhecemos o trabalho dos profissionais e os serviços que são oferecidos e precisamos estreitar os laços com instituições desse porte”, disse Robson Carvalho.

Já Divaneide enfatizou que é uma experiência emocionante conhecer um serviço público eficiente, voltado para tratamento de pessoas com deficiência. “É um processo de estudo e práticas de inclusão, pensadas em como as pessoas com deficiência podem ser bem acolhidas. Neste sentido, temos que reforçar que existem alternativas como esta que precisam ser fortalecidas”, destacou a parlamentar.

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Marcelo Barroso

RECOMENDAMOS

APOIO À DIVERSIDADE

Natal divulga projetos LGBTQI+ selecionados em edital

PLANO DIRETOR NO AR

Natal:Câmara debate macrozoneamento e ocupação do solo

VISÃO NOTA 10

Projeto prevê exames oftalmológicos em alunos de Natal

PERIGO DAS REDES SOCIAIS

Whindersson iz que internet contribuiu para depressão

DIA DE COMBATE

Fórum alerta para diagnóstico precoce do câncer infanto

SOCORRO AO SANTUÁRIO ECOLÓGICO

Navio-patrulha vai auxiliar na limpeza de óleo no PI

CONSÓRCIO NORDESTE

Fátima destaca potencial do RN a empresários franceses

DECISÃO DA DIRETORIA

América: Pré-temporada começará com portões fechados

comentários