Política

VISTORIA

Vereadores visitam e cobram adequações no Hospital Municipal de Natal

Visita foi feita por vereadores da Comissão de Saúde

Por Redação

29 de abril de 2019 | 18:05

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal realizou na tarde desta segunda-feira (29), uma inspeção no Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo, que fica situado no bairro de Petrópolis. Com a presença dos vereadores Cícero Martins (PSL), Carla Dickson (PROS), Franklin Capistrano (PSB), Preto Aquino (PATRIOTA) e também do Presidente da Comissão, vereador Fernando Lucena (PT), foram visitadas a urgência do hospital e também o Centro Cirúrgico da unidade, que passou por uma recente reforma, após nunca ter funcionado. O vereador Fernando Lucena fez uma avaliação. “Nós estamos em 2019 e vemos que agora a coisa se encaminha para funcionar. O secretário de Saúde estará na próxima segunda-feira e nós iremos cobrar e exigir o porquê do centro não funcionar. Vamos pedir e reivindicar, que o espaço seja inaugurado e a população possa ser atendida”, disse Fernando Lucena.

Veja Também

Durante a visita, os vereadores constataram algumas adequações que precisam ser feitas na unidade hospitalar. “Temos pacientes na entrada do hospital, a um metro da calçada, sendo divididos apenas por uma porta de vidro, que era a antiga entrada do hospital. Isso é o primeiro ponto, temos problemas com o elevador e também do não funcionamento do centro cirúrgico, que poderia estar realizando cirurgias de vesícula, apêndice e diminuir as filas de espera e até os procedimentos de urgência”, relatou o vereador Cícero Martins. Apesar das adequações existentes, o vereador Preto Aquino comemorou a existência de profissionais para atender a demanda de usuários que buscam atendimento de urgência. “Não podemos visualizar apenas os lados negativos, mas elogiar os pontos positivos. Eu fiquei bastante satisfeito em saber que o hospital possui quatro médicos pediatras atendendo, dois clínicos, médicos de UTI. Existem problemas, sim, por isso estamos aqui para fazer o levantamento e cobrar as soluções”, disse Preto Aquino.

“O nosso grande questionamento era em relação ao centro cirúrgico, se o elevador funciona ou não, mas constatamos que apesar dos pesares, o elevador funciona. O prédio é antigo e realmente precisa passar por melhorias. Quanto ao centro cirúrgico, ele está com macas, CRO montado, farmácias precisando de conclusão. O que me deixou mais tranquila foi o gerador, que já está funcionando, precisando apenas de readequação de rede. Eu creio que quem poderá responder os questionamentos é o secretário que irá na próxima segunda-feira para a reunião da comissão”, argumentou a vereadora Carla Dickson. O vereador Franklin Capistrano falou da necessidade de tempo para que haja a organização total dos serviços. “Não adianta pressa, porque a gente sabe que o serviço público é tudo lento, as burocracias deixam tudo lento. Aqui temos ambientes favoráveis. Acredito que este ano esse hospital está funcionando em sua totalidade e nós estaremos aqui para fiscalizar”, comentou o vereador Franklin Capistrano.

O Diretor Técnico do Hospital Newton Azevedo esteve acompanhando a visita dos parlamentares e explicou as adequações e as melhorias que estão sendo feitas para que o centro cirúrgico possa funcionar. “O centro cirúrgico passou por uma reforma recente, com equipamentos novos, equipe pronta que desde a inauguração já existe. Precisamos apenas de insumos que já estão sendo providenciados. Vamos assim que estiver tudo finalizado começar as cirurgias de menor complexidade, como hérnia e vesícula , que são demandas altas e de necessidade para a cidade, e de acordo com os casos e as necessidades mais urgentes. Além disso, o hospital funciona com cem leitos e já salvou milhares de vidas e se tornou o principal hospital do município de Natal”, disse o diretor técnico do Hospital, Giordano Bruno.

RECOMENDAMOS

CULTURA NORDESTINA

Alunos da rede estadual recebem oficinas de xilogravura

"PURO PALPITE"

Não creio que Bolsonaro termine mandato, diz Ciro

PROVAÇÃO

Irmão Gilmar, o sentinela de Cristo que morreu na ponte

"SÍMBOLO DE AMOR"

Daniela Mercury beija esposa na Câmara dos Deputados

POLÍCIA

Preso morre na Delegacia de Plantão da Zona Sul

APLICATIVO

Alunos buscam solução para problemas ambientais

PRESIDENTE DA CASA

Congresso tem votos para aprovar reforma da Previdência

EXAMES GRATUITOS

Mutirão de mamografias chega a Felipe Camarão

comentários