Geral

VÍDEO

[VÍDEO] Imóvel abandonado no Alecrim preocupa moradores por temor de focos de dengue

Moradores próximos estão adoecendo com dengue

Por Cláudio Oliveira

19 de julho de 2019 | 17:26

reprodução

Um imóvel abandonado, quase em ruínas, está preocupando os moradores da rua Baraúna, no bairro do Alecrim, zona Leste de Natal. Moradores vizinhos e de ruas vizinhas acreditam que o local, que está fechado, está servindo de focos do mosquito Aedes aegypti, visto que muitos destes têm apresentado sinais de doenças causadas pelo vetor, como dengue, zika e chikungunya. A reclamação chegou à redação do Portal No Ar, após publicação de matérias alertando para imóveis abandonados e terrenos baldios que têm contribuído para a proliferação do inseto e aumentado os casos dessas doenças, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

“Era um lava-jato, fechou e nunca mais funcionou nada. Eu trabalho ao lado, sempre estou por aqui e todo mundo está ficando doente de dengue…  chikungunya…”, conta o morador Marcelo Fernandes sobre a casa que está preocupando no Alecrim. O temor não é em vão. Os casos das doenças provocadas pelo Aedes têm aumentado visivelmente em todo o país. Terrenos baldios e imóveis abandonados são fáceis de proliferar o mosquito transmissor das ‘arboviroses’, especialmente neste período com as chuvas características na região.

No caso em questão, a casa está fechada há mais de cinco anos. Em vídeo, Marcelo mostra que os vizinhos já fizeram uma limpeza nas imediações, mas não no interior, visto que está fechado e ninguém consegue localizar os proprietários. Além disso, o imóvel abandonado também tem preocupado porque provoca a proliferação de outros insetos, além de ser utilizado como ponto de usuários de drogas. Confira o vídeo:

Imagens: Marcelo Fernandes

Como denunciar:

Os moradores de Natal podem denunciar o abandono de terrenos e imóveis para a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), através da Ouvidoria da pasta. A denúncia é feita de forma anônima através do número 3616-9829, pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br ou presencialmente, na Av. Bernardo Bieira, 4665, no bairro de Tirol.

Após a denúncia, a Secretaria verifica na base de dados se o local é público ou privado e, nesse caso, busca contato com o proprietário do lote para que seja feita a limpeza do terreno baldio ou do imóvel abandonado.

 

RECOMENDAMOS

CUIDADOS E PREVENÇÃO

Mutirão fará diagnóstico precoce de câncer de pele

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Botão do pânico alertará vítimas de violência doméstica

AMANTE NÃO TEM LAR!

Deborah Secco revela que viveu romance com homem casado

KNOW-ALL

Natal e Fortaleza discutem licenciamento on line

DEZEMBRO LARANJA

Natal e Caicó terão mutirão de exame de câncer de pele

AUMENTO

Brasil tem 47,2 milhões de usuários de planos de saúde

TRETA PESADA!

Samantha Schmütz e Marcus Majella brigam feio

PROVAS NÃO ACEITAS

Ação contra procuradores da Lava Jato será arquivada

comentários