Geral

VÍDEO

[VÍDEO] Imóvel abandonado no Alecrim preocupa moradores por temor de focos de dengue

Moradores próximos estão adoecendo com dengue

Por Cláudio Oliveira

19 de julho de 2019 | 17:26

reprodução

Um imóvel abandonado, quase em ruínas, está preocupando os moradores da rua Baraúna, no bairro do Alecrim, zona Leste de Natal. Moradores vizinhos e de ruas vizinhas acreditam que o local, que está fechado, está servindo de focos do mosquito Aedes aegypti, visto que muitos destes têm apresentado sinais de doenças causadas pelo vetor, como dengue, zika e chikungunya. A reclamação chegou à redação do Portal No Ar, após publicação de matérias alertando para imóveis abandonados e terrenos baldios que têm contribuído para a proliferação do inseto e aumentado os casos dessas doenças, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

“Era um lava-jato, fechou e nunca mais funcionou nada. Eu trabalho ao lado, sempre estou por aqui e todo mundo está ficando doente de dengue…  chikungunya…”, conta o morador Marcelo Fernandes sobre a casa que está preocupando no Alecrim. O temor não é em vão. Os casos das doenças provocadas pelo Aedes têm aumentado visivelmente em todo o país. Terrenos baldios e imóveis abandonados são fáceis de proliferar o mosquito transmissor das ‘arboviroses’, especialmente neste período com as chuvas características na região.

No caso em questão, a casa está fechada há mais de cinco anos. Em vídeo, Marcelo mostra que os vizinhos já fizeram uma limpeza nas imediações, mas não no interior, visto que está fechado e ninguém consegue localizar os proprietários. Além disso, o imóvel abandonado também tem preocupado porque provoca a proliferação de outros insetos, além de ser utilizado como ponto de usuários de drogas. Confira o vídeo:

Imagens: Marcelo Fernandes

Como denunciar:

Os moradores de Natal podem denunciar o abandono de terrenos e imóveis para a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), através da Ouvidoria da pasta. A denúncia é feita de forma anônima através do número 3616-9829, pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br ou presencialmente, na Av. Bernardo Bieira, 4665, no bairro de Tirol.

Após a denúncia, a Secretaria verifica na base de dados se o local é público ou privado e, nesse caso, busca contato com o proprietário do lote para que seja feita a limpeza do terreno baldio ou do imóvel abandonado.

 

RECOMENDAMOS

CONTRA TOMBAMENTO

Conselho de Turismo quer demolição do Hotel Reis Magos

NOVAS OPÇÕES

RN terá novos voos para o Rio a partir de novembro

PROJETO PILOTO

Mossoró: Petrobras vai investir na primeira infância

'AJUDE O MUNDO'

Madonna manda recado para Bolsonaro pela Amazônia

RECONHECIMENTO

Dois A Engenharia é premiada por obra em parque eólico

PLANEJAMENTO

Antecipar orçamento de reforma pode garantir preços mai

CORTE NAS DESPESAS

Coworking é alternativa para economizar com empresa

ESPETÁCULO

Parnamirim: Mostra de dança Aprec'arte segue até sexta

comentários